JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dia “D” promove cultura de autoavaliação e incentiva participação no Prêmio de Gestão Escolar

Na próxima terça-feira (10), as escolas públicas paulistas estão convidadas a realizar, com envolvimento da comunidade e a participação dos pais, uma autoavaliação do cotidiano escolar

Definir prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar estão entre os principais objetivos da ação “Dia D mobilização nas escolas”, que acontece no dia 10 de abril em todas as unidades de ensino públicas paulistas.

Cada estado do Brasil promoverá um dia de mobilização para que as unidades realizem sua autoavaliação, entre os dias 16 de fevereiro e o dia 13 de abril. A diretoria do Prêmio de Gestão Escolar 2012 optou pelo dia 10 de abril, terça-feira próxima, para que as unidades de ensino de São Paulo tivessem tempo de se mobilizar.
Boas PráticasTrata-se de um incentivo à cultura de planejamento e autoavaliação nas unidades de ensino, em todas as dimensões do cotidiano escolar, abrangendo desde a gestão dos processos pedagógicos, dos resultados educacionais obtidos pelos estudantes, da participação e do atendimento à comunidade, das pessoas que compõem a equipe escolar, dos recursos financeiros, até os bens patrimoniais. Este trabalho poderá favorecer o aprimoramento das escolas, por meio da elaboração de  seus planos de melhoria condizentes com suas necessidades, e pela identificação  das boas práticas de gestão escolar, que poderão ser  divulgadas com   a participação das escolas no Prêmio de Gestão Escolar 2012, que está com inscrições abertas até dia 1º de junho.
     A Coordenadora da Escola Estadual "Profª. Maria Ignês Araújo Paula Santos", Renata Filadelfo Tardelli,  explica melhor a iniciativa, "esta autoavaliação apontará os pontos fortes e as fragilidades da gestão escolar usando como base as informações referentes ao ano de 2011, o que deverá favorecer a melhoria contínua do trabalho das escolas, por meio da revisão e do aprimoramento de seus processos, que tem como foco favorecer a aprendizagem efetiva dos alunos".
         É de fundamental importância a participação dos pais na mobilização da escola de seu filho, "para que juntos possamos melhorar a qualidade do ensino em nosso país", resume a coordenadora Renata.