quinta-feira, 5 de setembro de 2013

1ª Câmara Temática de Sustentabilidade é realizada em Piedade

Foto: Divulgação / Prefeitura de Piedade
Evento busca definir ações para a criação de normas e regras que regem o turismo no estado de SP. Na tarde de terça-feira (03), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP), o município recebeu a 1ª Câmara Temática de Sustentabilidade (foto), evento realizado pela Prefeitura, por meio dos Departamentos de Turismo e de Cultura, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-SP) e Conselho Estadual de Turismo. 

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, regionais e estaduais, como o vice-prefeito Renaldo Corrêa da Silva (PV), o presidente nacional da Abrajet Élcio Estrela, a presidente da Abrajet São Paulo Miriam Petrone, o presidente da Associação Brasileira de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH) Bruno Hideo Omori, o presidente da ACIP Pedro Herrera Esteban, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) Osmar do Amaral, a presidente do Conselho Municipal de Meio de Ambiente Daisy Homrich, representantes do Poder Legislativo, além de membros do Poder Executivo de municípios da região. 

Com o tema central “Sustentabilidade no Turismo”, o evento faz parte de uma série de conferências, realizadas pelo Conselho Estadual de Turismo em ações para a criação de normas e regras que regem o segmento no Estado. 

De acordo com Miriam Petrone, presidente da Abrajet-SP, o principal objetivo do encontro é despertar e conscientizar para a necessidade de se criar leis e incentivos para que o comércio turístico, hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros estabelecimentos, se mobilizem para a preservação ambiental.

Representantes da Prefeitura de Piedade e convidadosFoto: Divulgação / Prefeitura de Piedade
A reunião trouxe diversos jornalistas da região e da capital paulista que conheceram Piedade, visitaram a produção da alcachofra na propriedade de George Osako e também acompanharam o evento. “Piedade terá ainda mais destaque na mídia nos próximos dias”, brincou Miriam.

Palestras

O consultor ambiental, Alessandro Azzoni, questionou os participantes sobre qual a necessidade da sustentabilidade no turismo. “O turismo sustentável é realizado e planejado de forma que contribua para a valorização das populações locais e sua cultura, promovendo ações que estimulem a conservação do meio ambiente natural, proporcionando ao turista uma experiência única”, disse.

Bruno Omori, presidente da ABIH/SP, falou sobre o lançamento do “Projeto Selo Verde” que visa capacitar, habilitar e orientar o setor. “Precisamos desenvolver ações educativas, através de um processo participativo, habilitando o empreendedor, o colaborador, o usuário e a comunidade local para uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental, comercial e de vida na região”, afirmou. 

O coordenador da Diretoria de Agricultura e engenheiro agrônomo, Alberto Shimoda, aplicou o conceito da sustentabilidade na agricultura. “Nossos produtores também precisam estar atentos a esta questão, que pode ser aplicada de diversas formas, tanto na parte técnica do plantio, quanto no reaproveitamento do produto final”, explicou.

Ao final da Câmara, Miriam Petrone agradeceu a presença de todos e elogiou Piedade. “Além do grande potencial turístico, gastronômico e rural piedadense, enxergamos aqui um município que tem tudo a ver com sustentabilidade por conta de seus ricos atrativos naturais”, disse.

O vice-prefeito Renaldo Corrêa da Silva destacou o potencial turístico oferecido aos visitantes, com estrutura não só em hotelaria e gastronomia, mas especialmente o povo que é muito receptivo e os diversos recursos naturais piedadenses. “É uma honra para nós sermos escolhidos para acolher este importante evento. Sabemos que em 2014 receberemos ainda mais pessoas devido à Copa do Mundo e tudo o que aprendemos aqui acrescentará valor e conhecimento para o nosso turismo”, finaliza.

Outras informações podem ser obtidas na Casa da Cultura, pelo telefone: (15) 3244-2670.

Fonte - Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade