JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

sábado, 16 de novembro de 2013

Campanha na internet quer recolher assinaturas para mudar pena por homicídio culposo

Em tempos de endurecimento da Lei Seca, uma campanha na internet que visa a recolher assinaturas para que a pena por homicídio culposo (quando não há intenção para matar, caso da maioria dos acidentes de trânsito) se torne mais rígida ganha cada vez mais espaço. A “Não foi Acidente” tem como foco quem dirige embriagado e já recolheu 967.636 mil assinaturas.

 Ela precisa chegar a um 1,3 milhão para ser levada ao Senado (assine aqui).
- Hoje, a pena para homicídio culposo vai até quatro anos e pode ser convertida em pagamento de cestas básicas ou medias socioeducativas. Queremos que a pena seja entre 5 ou 9 anos - disse o publicitário mineiro Ava Gambel, de 32 anos.
Ele começou o movimento há pouco mais de um ano, depois de saber da morte, por atropelamento, da mãe e da irmã de um amigo, o engenheiro elétrico e palestrante Rafael Baltresca. Miriam Baltresca, 56, e Bruna Baltresca, 28, haviam acabado de sair de um cinema no Shopping Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, quando foram atingidas por um Golf dirigido por um homem que, segundo o boletim de ocorrência, apresentava “sinais de embriaguez”. O acidente foi em 17 de setembro de 2011.
- Resolvi agir em solidariedade a ele e fui criando força nas redes (sociais). Ano passado, perdi um amigo e senti a mesma dor que o Rafael. Por isso, a dedicação ao movimento se renovou - contou Ava.
O blog criado pelo rapaz (http://naofoiacidente.org/blog) recebe constantemente relatos de pessoas que perderam parentes no trânsito, em acidentes causados, principalmente, por motoristas bêbados. Atualmente, são cerca de 240 histórias postadas.
- Eles mandam fotos também. As famílias se juntaram ao movimento e, por isso, ele hoje está em todo o Brasil - contou o publicitário.

fonte:http://extra.globo.com