JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Caminhão tomba na usininha; motorista sai com ferimentos leves das ferragens

Um caminhão carregado de matéria prima para fabricação de polietileno tombou no início da manhã desta quarta-feira (19) no fatídico Trevo da Usininha.


Como em quase todos os acidentes neste ponto de interseção da Rodovia SP-79 com Via Antonio Leite de Oliveira. Por volta das 7h40min, o veículo de carga seguia sentido norte, em direção a Votorantim e tombou na curva de entrada da rotatória, altura do quilômetro 115,7 da Rodovia Raimundo Antunes Soares. O motorista Jessé Scarppari Soares, 21 anos, residente em Joinville ficou preso às ferragens do Ford Cargo 1622 2001 prata., com placas de Garuva (SC) e apesar de ter sido retirado com dificuldades da cabine, não sofreu ferimentos graves, foi socorrido pela equipe do SAMU local e levado à Santa Casa de Misericórdia, onde foi atendido e ficou em observação, mais por precaução, uma vez que seu estado de saúde é considerado bom. Mais ninguém se feriu no acidente.

O caminhão tinha alguns pneus carecas e o tacógrafo estava irregular, o que rendeu algumas autuações ao condutor. Os Policiais Militares Rodoviários Cabo Moraes e Soldado Márcio, com auxílio de funcionários da UBA (Unidade Básica de Atendimento) do DER, efetuaram a sinalização no local e a orientação do tráfego durante o socorro ao motorista. 

Os incontáveis acidentes ocorridos neste ponto da SP-79, mesmo após a implantação de duas lombadas na pista norte (antes da rotatória para quem segue sentido Votorantim), comprovam que se faz necessário e com urgência extrema a a alteração no traçado deste trevo. A construção de uma pista auxiliar, mais elevada que a rodovia estadual, para os veículos que saem da Via Antonio Leite de Oliveira e vai acessar a SP-79 sentido Votorantim e que siga por mais 700 ou 800 metros, fazendo com que a junção com a rodovia se dê somente no trecho de subida da SP-79 seria uma solução interessante, pois, evitaria que os veículos que deixam Piedade entrem abruptamente na rodovia e ainda, caso algum caminhão fique sem freio o risco de invadir a pista auxiliar seria muito pequeno. A implantação de radares na descida que antecede à rotatória é sugerida inclusive por caminhoneiros experientes. O fato é que já passou da hora do Governo do Estado de São Paulo tomar alguma efetiva providência. O último acidente no local foi em 08 de janeiro. Um caminhão carregado de bananas tombou com as rodas para cima. O motorista também teve sorte e não teve ferimentos graves.