JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cerco policial prende ladrões que ameaçaram com faca menina de 10 anos para roubar carro em estacionamento de supermercado

Matheus José Pereira Furtado
Os Guardas Civis Municipais de Piedade Souza e Silva, juntamente com o Soldado Evandro da Polícia Militar de Ibiúna prenderam na noite desta quarta-feira (16) os dois indivíduos que com uma faca tentaram roubar uma mulher no bairro do Guatambu e minutos depois ameaçaram uma menina de 10 anos de idade que estava com sua mãe para roubar um Ford Fusion no estacionamento de um supermercado na avenida marginal. 

A perspicácia e tenacidade dos GCMs, do Policial Militar e posteriormente do Policial Civil Fábio Silva, foram fundamentais tanto para o esclarecimento do crime, como a recuperação do veículo roubado e que culminou na prisão dos envolvidos nos graves delitos ocorridos no início da noite.


Conforme informações obtidas junto às autoridades policiais, o primeiro delito se deu por volta das 18h45min, no bairro do Guatambu. Uma mulher de 35 anos de idade chegava em sua casa de carro e quando fez a manobra para entrar na garagem viu dois indivíduos se aproximando do veículo, um armado com faca e outro com um canivete, dizendo para ela entregar sua bolsa. Assustada a vítima, que está grávida, deu marcha-a-ré no carro e conseguiu fugir dali sem que nada fosse levado. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram acionadas.

Diante do insucesso na ação, e sabendo que estariam sendo procurados, os dois meliantes seguiram a pé para o estacionamento de um supermercado situado à Avenida Antonio Corrêa da Silva (marginal sentido bairro), onde com uma faca apontada para o pescoço de uma menina de 10 anos de idade, obrigaram à mãe da garotinha a entregar seu carro, um Ford Fusion 2008 cinza. A vítima entregou a chave do carro para o menor S. de O., 16 anos e a dupla deixou o local com o veículo roubado.

A dona-de-casa correu para o interior do supermercado e pediu socorro, contando o que havia acontecido. O Soldado Evandro da Polícia Militar que fazia compras no local, ouviu a história e recebeu informação sobre o provável rumo tomado pelos marginais.  Neste meio tempo, os GCMs Silva e Souza, que tinham ido averiguar a tentativa de roubo no Guatambu, também souberam do assalto no estacionamento do supermercado e passaram a procurar pelo veículo roubado em que estavam os autores do delito.

Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal concentraram as buscas na região da Estrada dos Lavradores, pois, várias testemunhas foram dando pistas sobre o trajeto que o Ford Fusion teria seguido. 

Os GCMs Souza e Silva, decidiram seguir até o final da Estrada dos Lavradores e acessar a vicinal de terra do bairro dos Vieirinhas que segue para Ibiúna, pois, a poeira no ar indicava que algum carro havia passado por ali. Após rodarem cerca de cinco quilômetros, os GCMs viram o veículo roubado vindo em sua direção e o menor ao volante jogou o carro contra a viatura. O GCM Souza desviou , fez a manobra e retornou sentido Piedade.

A nova perseguição durou alguns minutos até que já próximo do asfalto da Estrada dos Lavradores, o Soldado Evandro com seu carro acabou cercando a passagem do Ford Fusion. Percebendo que não teriam como escapar com o carro roubado, os ocupantes abandonaram o veículo e correram para o matagal. Efetuadas buscas na mata, o menor S. de O., morador do bairro dos Oliveiras, foi localizado e apreendido. 

Já na Delegacia de Polícia de Piedade, S. contou aos GCMs e ao Policial Militar que o seu comparsa nos dois crimes cometidos cerca de uma hora antes seria o servente de pedreiro Matheus José Pereira Furtado, 18 anos, morador do Ciríaco de Baixo, porém, o menor infrator disse que eles costumavam ficar escondidos num barraco situado no bairro do Poço, onde foram efetuadas buscas, mas, o outro suspeito não foi encontrado.

Os policiais retornaram à Delegacia. Lá o Investigador de Polícia Fábio Silva havia recebido informação de que o Matheus José estaria em sua casa no Ciríaco de Baixo.

O Policial Civil Fábio, os GCMs Silva e Souza, mais o Soldado Evandro seguiram à residência de Matheus, efetuaram um cerco ao imóvel e o prenderam enquanto dormia. Segundo a polícia,  rapaz assumiu prontamente a autoria dos dois crimes e foi conduzido à Delegacia, onde por determinação do Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior, determinou ao Escrivão Lielson Moretti o indiciamento de Matheus José Pereira Furtado  por roubo tentado, roubo consumado e corrupção de menores, uma vez que seu comparsa tem 16 anos de idade. Quando era menor de idade Matheus já havia sido apreendido por roubo.

Já o adolescente S. de O. foi citado no boletim de ocorrência pelos atos infracionais cometidos (roubo e tentativa de roubo). Ao final da madrugada desta quinta-feira (17), Matheus foi transferido para a Cadeia de São Roque e o menor levado ao Plantão Policial da Norte de Sorocaba, onde ficaria apreendido para ser apresentado perante à autoridade judicial da Vara da Infância e Juventude de Piedade, que avaliará se o adolescente infrator será encaminhado para a Fundação Casa a fim de ser submetido a medidas sócio-educativas. Devido à greve de funcionários da Fundação Casa, a instituição só tem acolhido menores infratores mediante Ordem Judicial.

O Ford Fusion recuperado na ação policial foi devolvido à proprietária.