JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

terça-feira, 22 de abril de 2014

Motoristas presos com carteiras de habilitação frias

Em duas ocorrências distintas e incomuns, coincidentemente registradas na manhã desta terça-feira (22), dois motoristas piedadenses foram presos pela Polícia Rodoviária e Polícia Militar, portando carteiras de habilitação falsas. Ambos residem na zona rual de Piedade e disseram que compraram os documentos 'frios' de um desconhecido, porém, isto ainda será apurado.


No primeiro caso, às 9h20min de hoje, os Policiais Rodoviários Cabo Garcia e Soldado Diogo efetuavam operação fiscalizadora no quilômetro 123,1 - bairro dos Pintos - em apoio à Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo). Ao abordarem o condutor de uma motocicleta Honda CG150 Titan ES vermelha, solicitando-lhe a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os policiais examinaram o documento, vindo a desconfiar que poderia o mesmo poderia ser falso. Efetuada consulta da numeração da carteira, souberam que a mesma não era registrada, ou seja, o condutor não é habilitado para dirigir veículo automotor. 

Arguido sobre a origem da CNH, o lavrador Dirceu Vieira da Silva, 55 anos, morador do bairro da Bateia de Baixo, disse tê-la comprado por R$ 1.200 de um homem desconhecido. Diante da confissão e das evidências, o Cabo Garcia e o Soldado Diogo deram voz de prisão ao lavrador, conduziram-no à Delegacia de Polícia de Piedade, onde foi constatado que o número CPF constante no documento oficialmente não existia. Por determinação do Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior, o lavrador foi indiciado com base no artigo 304 do Código Penal Brasileiro, uso de documento falso e posteriormente transferido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

A segunda situação em que foi detectado o mesmo crime, se deu por volta das 11:00 horas. Cabo Wagner e Soldado Campestrini, em operação de fiscalização de rotina - esta pelo trecho final da rua Capitão Moraes -  decidiram abordar o motorista de um Fiat Uno Mille Fire 2004 vermelho. 

Ao ser solicitado a ele que entregasse os documentos pessoais e do veículo, os policiais perceberam que Genivaldo Rodrigues Coutinho, 36 anos, morador do bairro da Liberdade, ficou nervoso, principalmente quando entregou sua CNH. Apesar do documento parecer autêntico, Cabo Wagner e Soldado Campestrini decidiram consultá-lo e em pesquisa ao sistema da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do estado de São Paulo), souberam tratar-se que o número de registro do documento era não constava dos arquivos oficiais. 

Indagado sobre a procedência da CNH, Genivaldo confessou ter pago R$ 1.500 a um indivíduo desconhecido, para obter o documento frio. Face ao flagrante, os policiais deram voz de prisão a Genivaldo, conduzindo-o à Delegacia de Polícia de Piedade, onde, assim como o lavrador da ocorrência anterior, foi indiciado por uso de documento falso e levado ao CDP de Sorocaba.

Os veículos conduzidos pelos indiciados foram apreendidos e levados ao pátio da empresa de guincho. A Polícia Civil investigará a procedência das CNHs falsas.