JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Parque Ecológico pode ganhar Centro de Educação Ambiental

Foto: Arquivo 
Foi aprovado, nesta semana, um projeto da Diretoria de Agricultura e Coordenadoria de Meio Ambiente que viabiliza a construção de um Centro de Educação Ambiental no Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto” (foto), e ainda prevê a revitalização do complexo e aquisição de um ônibus para ser utilizado para educação ambiental. Dentre várias cidades concorrentes, o projeto piedadense foi deferido pelo Conselho Gestor do Fundo de Interesses Difusos do Governo do Estado de São Paulo (FID), que deverá liberar recursos no valor de R$ 1.073.500,00.


Quando soubemos da oportunidade do FID, não perdemos tempo, fomos atrás e, como a diretoria já vinha trabalhando neste projeto, acreditamos em seu potencial e por isso o inscrevemos”, comentou a prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB). Os próximos passos consistem em reunir os documentos necessários, desenvolver projeto de arquitetura e engenharia, realizar adequações necessárias para que os recursos sejam viabilizados. O prazo para a execução do projeto é de 24 meses.

O Centro de Educação Ambiental deverá contar com duas salas, com acessibilidade, mesmo perfil de arquitetura, além de infraestrutura apropriada. No que diz respeito à revitalização do Parque, o projeto prevê a implantação de brinquedos novos, quiosques, mudas de exemplares da Mata Atlântica, entre outras melhorias. Já o ônibus pleiteado deverá servir exclusivamente para as atividades do Centro de Educação Ambiental. Do orçamento total aprovado, a prefeitura de Piedade arcará com R$ 86 mil como contrapartida.

Segundo o Diretor de Agricultura, Osmar Borzacchini, além de possibilitar conhecimento prático a estudantes, o objetivo é interagir com segmentos da sociedade ligados ao meio ambiente, como ONG’s, cooperativas, associações e outras entidades, por meio de treinamentos e capacitações. “Não há como falar em sustentabilidade se não envolvermos a comunidade. Tínhamos uma série de perguntas: vamos fazer educação ambiental em Piedade? Como? Onde? Com que pessoas? Para quem? Foi para responder a estas questões que começamos a elaborar este projeto”, explica.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade