quinta-feira, 17 de julho de 2014

Piedadenses conquistam quatro medalhas no 44º Brazilian Festival Taekwondo

Yargos, Isadora, Mestre Valdir Takahashi, Clarissa e Thaís 

Equipe de Taekwondo conquista medalhas em evento internacional realizado no Ginásio de Esportes "Geraldo José de Almeida, o Ibirapuera, em São Paulo, entre dias 4 e 6 de julho. Na abertura oficial do festival houve desfile de todas as equipes participantes e posteriormente um exame de faixa contendo 100 alunos graduados na faixa amarela do projeto social “São Paulo não foge a luta”.


A equipe de Taekwondo de Piedade, composta por 5 atletas, guiados pelo Mestre Valdir Takahashi (responsável pela equipe e técnico) juntamente com os técnicos: Yargos Di José Secol Neto, Hérico Alves dos Santos, Sandro Oliveira Ramos e Tadeu Maximino da Silva. Conquistaram medalhas:

           Atleta                                                           Categoria                                                Medalha

Isadora Antunes L. Pereira      -    Infantil Feminino até Faixa Vermelha                         -  Ouro
Thais Carolina de O. Godinho -   Juvenil Feminino até Faixa Verde ponta Azul            -  Prata
Clarissa Murasaki Ramos       -    Juvenil Feminino até Faixa Verde ponta Azul            -  Bronze
Yargos Di José Secol Neto     -   Adulto Masculino Faixa Preta – até 74 kg                   -  Bronze


Além das medalhas, o Mestre Valdir Takahashi foi homenageado com troféu, pela contribuição do crescimento e desenvolvimento do Esporte Olímpico. Nesta edição não houve apoio de órgãos públicos, ou seja, os próprios atletas e equipe de apoio custearam suas despesas de inscrição, transporte e lanche. Mais 13 piedadenses formaram a equipe de apoio, indispensável para o bom desempenho dos mesmos, equipe tal, constituída por pais, familiares e amigos.

Todos os atletas mostraram ótimo desempenho, principalmente, por se tratar de um festival internacional de nível superior realizados na América Latina.

O Taekwondo é uma milenar arte marcial de origem coreana, cujo significado é “caminho dos pés e das mãos”. Em 1970, o general Choi Hong Hi enviou para o Brasil o Grão mestre San Ming Cho para desenvolver a arte marcial no Brasil. Nas olimpíadas de Seul, tornou-se esporte olímpico de exibição e, em 2000, foi oficialmente integrado nos jogos olímpicos.

Apresentação de 100 alunos que realizaram exame de faixa
do projeto social: "São Paulo não foge a luta"
Em Piedade, foi o Grão Mestre Pedro Luiz Lopes que introduziu o Taekwondo em 1996. Vários professores ministraram aula até o Sr. Valdir Takahashi, no ano de 2001, conquistou a faixa preta e, em 2009, tornou-se mestre na modalidade. No decorrer dos anos, o Mestre e seus alunos conquistaram inúmeros títulos regionais, estaduais, nacionais e mundial. Atualmente, o mestre desenvolve o Projeto Social: “Taekwondo: dignidade, respeito e caminho para o futuro” e ministra aulas na academia Sheila’s Ballet.

O intuito do Taekwondo, é formar indivíduos sadios que respeitam tudo e a todos, disciplina e ética, além de melhorar o condicionamento físico, desenvolver coordenação motora, força, flexibilidade, concentração, controle emocional, sociabilização; aliados a técnicas de combate (defesa, chutes e socos), estratégia, raciocínio rápido e eficiente, defesa pessoal e poonse (formas). Ajuda a superar as dificuldades do dia-a-dia e é uma forma de manutenção da saúde e estética corporal; e a reduzir o estresse.

Na competição, é desenvolvido e aplicado todo o conhecimento ao longo dos treinamentos e, a sua importância, é a base da superação, da consciência e conseqüências das atitudes, do individuo, em situações que exijam a aplicação desse conhecimento marcial e desportivo.


(Em cima) Thais, Clarissa, Isadora, Yargos e Heloísa;
(à frente): Hérico, Tadeu, Sandro,
Mestre Valdir, Tayane, Suellem e Rafael
Dia 05, sábado, teve início o 44º Brazilian Festival Taekwondo, realizado no Ginásio Mauro Pinheiro – Ibirapuera, na cidade de São Paulo, é o maior evento de Taekwondo da América do Sul, teve a participação de 956 atletas inscritos e mais de 60 equipes nacionais (de diversas cidades e estados como: Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, entre outros) e internacional (Coréia do sul). O evento também é marcado como integração de Brasil e Coréia do Sul, onde houve apresentação de danças típicas das duas culturas. O festival é dividido em modalidades como: Kyorugui (luta), Campeonato Mundial de Duplas (luta de duplas), Mundial de Mudô (arte marcial/diversas tipos de atividades: Poonse (formas), Kyoc Pa (quebramento: precisão, altura, distância, força, dificuldade e por equipes); TKD Dance, Ki Hap (grito), Armas (bastão, Nuntchaku, facão, espada, tonfa, etc) e Hosin-Sul (defesa pessoal).

Fonte: Mestre Valdir Takahashi