quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Casa da Cultura será tombada como patrimônio histórico e cultural

Foto: fabianadebrito.blogspot.com

O prédio da Casa da Cultura “Paulo de Andrade” está prestes a ser tombado como patrimônio oficial, o que o reconhece como bem histórico e cultural para a comunidade regional. A confirmação chegou à Prefeitura pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), por meio do ofício 562/201. Para  oficializar o ato, falta apenas a chancela da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

As negociações para o tombamento tiveram início em 1988. Em março de 2013, representantes do Departamento de Cultura e de Turismo estiveram no CONDEPHAAT para retomar o processo, solicitando andamento e devida atenção ao caso.

Esta será uma grande conquista para todo o município e população. O tombamento assegura para Piedade a garantia da preservação do patrimônio histórico material e o reconhece como de importância estadual, fortalecendo ações de preservação a memória local e impulsionando o turismo cultural de nossa cidade”, afirma Fernando Maciel, responsável pelo Departamento de Cultura.

Localizada na Praça da Bandeira, 133, no Centro, a Casa da Cultura é uma construção de 1877. Após sua fundação, funcionou, simultaneamente, como Cadeia Pública (térreo) e Câmara Municipal (andar superior). Um dos prédios públicos mais importantes do município, atualmente é sede do Departamento de Cultura, Esporte e Turismo. 

Patrono

A Casa da Cultura leva o nome do artista plástico e designer Paulo de Andrade (27/10/1935 - 08/06/2008), que viveu parte da vida em Piedade. Formado em Belas Artes, discípulo de Aldo Locatelli, estudou arte dramática, cursou as faculdades de Jornalismo e Comunicação pela PUC. Pesquisou nos mais importantes museus e galerias de arte da Europa. Possui obras em acervos particulares e museus do Brasil e do Exterior. Participante ativo de Bienais, é um artista premiado em inúmeros salões.