JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Catadores e prefeita se reúnem por impasse no aterro sanitário

Em comunicado enviado à imprensa a Prefeitura de Piedade informa que não há possibilidade da presença de pessoas no aterro sanitário. Isso é definido pela legislação e está sendo cobrado pela CETESB. O não cumprimento da determinação poderá resultar na aplicação de multa para prefeitura no valor de R$ 50 mil e no fechamento do aterro.


Cientes da situação há mais de um mês, quando comunicados pela prefeitura, os catadores que atuavam no aterro se reuniram com a prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), na última quinta-feira, em busca de alternativas para que não fiquem sem trabalho.

A prefeita e sua equipe incentivaram a integração desse grupo à Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade (COTMAP), destacando que a atividade só prosperará com a participação por meio de associação ou cooperativa, recebendo, com isso, apoio do poder público.

Como já estabelecido com a COTMAP, os catadores poderão receber cesta básica mensalmente. Além disso, o poder público oferecerá cursos profissionalizantes e também de alfabetização de adultos, entre outras ações.

Já os catadores se comprometeram a retirar todo o material já coletado e organizado por eles do aterro até segunda-feira. A partir de terça-feira, não atuarão mais no local.

Plano de incentivo

Paralelamente, já está na diretoria financeira um estudo de impacto que avaliará o plano de incentivo de trabalhadores em organizações de catadores, que prevê renda extra para a Cooperativa por tonelada coletada, além do que ganham habitualmente. Este rendimento será vinculado a um plano de metas, pelo qual o catador terá uma quantidade mínima para coletar.

Segundo a Assessoria Jurídica da prefeitura, este projeto terá prioridade máxima, uma vez que a prefeitura pretende intensificar todas as campanhas de coleta seletiva no município e solucionar os problemas relacionados ao lixo.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade