sábado, 27 de setembro de 2014

Polícia Militar e prefeitura realizam campanha de conscientização para um trânsito mais seguro

O 3º Pelotão da Polícia Militar com sede em Piedade desenvolveu entre os dias 19 e 26 de setembro em vários pontos da cidade a "Operação de Conscientização sobre o Trânsito" junto a motoristas, motociclistas, pedestres e também com atividades junto a alunos de escolas estaduais e municipais, no sentido de orientar aos adultos e às crianças sobre a adoção de posturas mais adequadas e seguras nas ruas, avenidas e estradas. A prefeitura por meio da DITRACOPI (Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo de Piedade), também executou uma série de ações com o mesmo intuito, tornar o trânsito - cada vez mais carregado e perigoso - mais seguro para todos. As iniciativas fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. 


Na última quarta-feira (24) o Blog "Bom Dia Piedade" acompanhou o trabalho de vários Policiais Militares junto ao Portal da Águas "Reginaldo Franco". Centenas de condutores de carros motos e caminhões foram abordados pelos policiais que entregavam panfletos com orientações quanto às maneiras mais seguras de se portar no trânsito.

Segundo o Cabo Setto, que comandava a operação na última quarta-feira, a iniciativa da Polícia Militar visa conscientizar às pessoas quem como se portar de maneira segura no trânsito:

Nas escolas - Junto aos alunos do 5º ano o trabalho é desenvolvido por meio de palestras. e de desenhos elaborados pelos educandos sobre o tema "Proteção e prioridade aos pedestres", campanha desenvolvida pela Prefeitura de Piedade através da DITRACOPI. Foram escolhidos os trabalhos que melhor representaram a ideia original e os alunos vencedores receberam uma bicicleta como prêmio. Já com as crianças de 5 e 6 anos de idade foram feitas encenações visando melhor incutir a segurança no trânsito. "São as crianças que irão cobrar dos pais suas posturas corretas no trânsito, seja com relação ao cinto de segurança, o respeito às faixas de pedestres e outras questões importantes para a segurança das pessoas", esclarece Setto.

Com relação às atitudes dos motociclistas, o Policial Militar alerta para a atenção às faixas de pedestres, pois, "em várias situações os motociclistas ao perceberem o trânsito parado seguem em frente aproveitando os espaços em meio ao tráfego, porém, muitos não percebem que os veículos maiores pararam porque alguém está atravessando uma faixa de pedestre e acabam causando atropelamentos, causando graves acidentes, até mesmo com vítimas fatais", observa o Policial Militar, "é preciso lembrar que o motorista ou motociclista também é um pedestre, pois, nem sempre está a bordo de um veículo.


Também importante ressaltar aquele que não respeita à faixa de pedestre poderá vir a ferir um parente ou amigo, portanto, a conscientização visa preservar a integridade física das famílias. "É preciso, a cada segundo, pensar que uma falha, uma manobra proibida e, ou, arriscada poderá custar uma vida ou então alterar de forma drástica a vida de muitas pessoas", destaca Setto. Importante lembrar que a maioria dos acidentes com vítimas graves, com fraturas ou outras sérias lesões, e quando não fatais, envolvem motocicletas, veículo rápido, ágil, mas, que deixa muito expostos seus ocupantes.

A boa receptividade dos motoristas e motociclistas abordados pela Polícia Militar e pelos agentes da DITRACOPI causou boa impressão aos agentes de trânsito, "percebemos que as pessoas ficavam contentes ao constatar que alguém está fazendo algo para melhorar a segurança no trânsito", relatou o Sargento Nilton, que na quinta-feira (25) comandou operação a "Operação de Conscientização sobre o Trânsito" nas avenidas Raimundo Nonato Leite e Antonio Corrêa da Silva, as duas marginais do Rio Pirapora.

Parcerias - Com o tema “Proteção e prioridade aos pedestres”, em campanha pela qual crianças de cinco escolas do Ensino Fundamental poderão aprender mais sobre o trânsito e transmitir os novos conhecimentos aos familiares.

Foram entregues nestas ocasiões jornais infantis sobre a “Civilidade no trânsito”, como um meio de incentivo aos futuros motoristas. Também será realizado nessas escolas um concurso em que cada aluno deverá elaborar um cartaz com o tema “PEDESTRE, VOCÊ TAMBÉM FAZ PARTE DO TRÂNSITO” entregues ao DITRACOPI para escolha e premiação.


Folders com dicas básicas de segurança aos pedestres e panfletos sobre as atrações nas escolas primárias foram distribuídos. Esta é uma iniciativa da Diretoria de Trânsito e Transporte Coletivo – DITRACOPI, em parceria com a Diretoria Municipal de Educação, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Piedade – ACIP.




Às vezes um cão tem mais consciência das leis de trânsito que o homem. Assista este vídeo e preste atenção no semáforo de pedestres ao fundo: