JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Procurado por explosões a caixas eletrônicos é morto em confronto com a Polícia Militar no Bº dos Pintos

Helton Elias, ou "Fernando" como dizia se chamar,
era procurado por roubo e pela
explosão de caixas eletrônicos
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Um homem procurado pela justiça de Votorantim por participação em várias ações de explosões de caixas eletrônicos em Piedade, Tapiraí e Ibiúna e suspeito de atuar em roubos no município de Piedade, foi morto em uma troca de tiros com uma equipe da Força Tática de Votorantim que cumpria mandado de prisão contra o individuo. Dezenas de porções de crack, cocaína e maconha foram apreendidos na casa usada como esconderijo pelo criminoso.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe da Força Tática do 40º Batalhão, com sede em Votorantim, recebeu informações de que Helton Elias, 27 anos, morava há dois meses numa casa na Rua Leonel Tenório, na Vila Moraes, e que pagou três meses de aluguel antecipado ao proprietário, identificando-se como Fernando.

Por volta das 17 horas desta segunda-feira (29), os Policiais Militares chegaram à casa onde Helton estaria vivendo e viram que a moto Honda CG-150 Titan KS 2006 preta, placa DPZ-6692, que segundo as denúncias era utilizada por ele, estava junto residência utilizada como esconderijo. O Sargento Ozéias, o Cabo Willian e o Soldado Neto estavam de posse de um mandado de prisão expedido pela Juíza Karla Peregrino Sotilo, na qual Helton era procurado por formação de quadrilha ou bando, uma vez ter sido apontado como co-autor de furtos por meio de explosões de caixas eletrônicos em Piedade, Tapiraí e outros municípios da região. O criminoso também era procurado por outros crimes.
Pistola 380 mm usada pelo criminoso será periciada

Utilizando o escudo balístico para se protegerem de uma eventual reação do procurado, os Policiais Militares invadiram a casa, Helton saiu do quarto atirando, contudo, o disparo acertou o escudo de um dos policiais. Imediatamente o Sargento Ozéias, portando uma submetralhadora Famae SMT.40  e o Cabo Willian com uma pistola Taurus .40, revidaram, alvejando o marginal com um tiro no tórax e outro no abdome. Helton estava armado com uma pistola Imbel 380 mm cuja numeração tinha sido raspada e teria caído morto logo após ser atingido pelos tiros disparados policias, porém, ainda assim o SAMU  foi acionado e os socorristas confirmaram o óbito do criminoso.

Dinheiro, drogas e celular apreendidos pela Polícia Militar
Os Policiais Militares da Força Tática efetuaram buscas pela casa e localizaram 10 porções de maconha (112 gramas), 25 porções de crack (29 gramas), 30 flaconetes plásticos com 51 gramas de cocaína e R$ 39. 

Uma equipe da Polícia Científica de Sorocaba compareceu ao local para a coleta de imagens, exame residual (resíduos de pólvora na pele dos envolvidos na troca de tiros) e outros elementos para elaboração de laudo pericial. Como é de praxe em ocorrências desta natureza, as armas utilizadas pelos Policiais Militares o escudo balístico e o projétil 380 mm nele encrustado foram apreendidos, assim como a pistola com a qual Helton disparou contra os milicianos.
Escudo balístico utilizado na ação

 Este material tmabém será submetido à perícia. O corpo de Helton Elias foi removido do local e enviado para o IMIL (Instituto Médico Legal) de Sorocaba onde seria submetido a exame necroscópico.

Os dados foram relatados em boletim de ocorrência junto à Delegacia de Polícia de Piedade como morte suspeita e seguem sob investigação por parte das Polícias Civil e Militar.


Tatuagens...
...no corpo de Helton...
Quadrilha praticava furtos por meio de explosões a caixas eletrônicos - Segundo as autoridades policiais Helton - que possuía passagens policiais por homicídio, roubo, furto e tráfico de drogas, faz parte do bando que explodiu caixas eletrônicos das duas agências do Banco do Brasil e uma do Itaú em Piedade no último dia 18 de junho. Na madrugada do dia 3 de julho,  a quadrilha a qual Helton fazia parte, explodiu um caixa eletrônico na agência do Bradesco de Tapiraí. 

Pouco mais de uma hora depois, sete integrantes do grupo - seis homens e uma mulher - foram presos por Policiais Militares no bairro Vossoroca em Votorantim, após trabalho de investigação do serviço de inteligência do 7º e 40º Batalhões da Polícia Militar, respectivamente, de Sorocaba e Votorantim. Na ocasião Helton Elias, que seria o morador da chácara onde estava escondida a quadrilha, foi o único que conseguiu fugir após intensa troca de tiros com os policiais. Um dos indivíduos presos ficou ferido no tiroteio.

...teriam conotação criminosa