quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Decreto proíbe uso inadequado de água em Piedade

Lavar calçada com mangueira - Hábito comum, mas, que
leva ao desperdício de  milhares de litros de água tratada
Começa a vigorar, a partir desta sexta-feira, 24 de outubro, em Piedade, decreto que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso, e também institui o programa municipal de conservação e uso racional da água em edificações. Por meio do documento, fica declarado estado de alerta de abastecimento de água em todo o território municipal para os próximos 60 dias.


Entre outras restrições, o decreto proíbe o desperdício de água em situações como: lavar calçada com o uso contínuo de água potável, molhar ruas continuamente, manter torneiras, mangueiras e outros eliminando água, e lavar veículos com uso contínuo de água. A exceção é feita apenas para as empresas que lavam veículos, que deverão possuir sistema de redução de consumo ou mecanismos que permitam a reutilização, item condicionante da licença de funcionamento.

A medida será fiscalizada por agentes públicos, que irão primeiramente notificar quem fizer uso inadequado da água. Caso seja constatada reincidência, o infrator será multado em 50% sobre o valor registrado no consumo de água do mês anterior.

Já em relação ao desperdício de água nos prédios públicos municipais, providências serão tomadas com vistas à apuração de responsabilidades e aplicação de penalidades cabíveis.

Programa de uso racional

O decreto também institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional de Água em edificações. Com isso, serão desenvolvidas ações que visam encontrar alternativas para o bom aproveitamento do recurso hídrico, da reutilização à otimização do uso por meio de sistemas hidráulicos modernos (bacias sanitárias de volume reduzido de descarga, chuveiros e lavatórios de volumes fixos de descarga, etc). A administração municipal já está apta a cadastrar os interessados em aderir ao programa. 

Hábitos diários como escovar os dentes com torneira aberta durante minutos, banhos demorados, lavar louças coma torneira aberta e outras ações rotineiras devem ser feitas com muita consciência, uma vez que o uso racional da água deve se tornar algo corriqueiro na vida de todos nós.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade