terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ladrões furtam mais de 800 metros de cabos telefônicos em dois bairros rurais

Vivo vem substituindo cabos de cobre
por outros bimetálicos, com ferro
cobreado
Modalidade criminosa que ocorre com certa frequência, o furto de cabos telefônicos volta a trazer prejuízo para a Vivo e transtorno para usuários. Empresa está repondo cabos com composição na qual utiliza-se muito menos cobre, metal visado pelos meliantes.

Foram dois casos ocorridos em dias e locais diferentes. No último sábado (25) os marginais agiram na estrada municipal do bairro da Roseira (PDD-060), ocasião em que subtraíram 350 metros de cabos telefônicos tipo CA 65x50.

Dois dias depois, na noite desta segunda-feira (27) os meliantes furtaram 501 metros do mesmo tipo de material, desta feita na instalação de cabos telefônicos às margens da Rodovia José de Carvalho, altura do quilômetro 115, junto à entrada para o bairro dos Correias. 

A queixa foi registrada por um representante da empresa de telefonia Vivo junto à Delegacia de Polícia de Piedade, nesta terça-feira (28). Segundo o funcionário, nos locais onde acontecem os furtos a Vivo faz a reinstalação do sistema utilizando cabos bi-metálicos, compostos em sua maior proporção por ferro envolto em cobre. 

Este último material é o visado pelos ladrões pelo alto valor de revenda no comércio clandestino, já o ferro alcança um preço muito inferior, tornando bem menos rentável a ação criminosa. Contudo os marginais que praticam estes delitos parecem saber identificar o material que contém mais cobre e os furtos são feitos onde há o material mais antigo.