sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Diretoria da Saúde intensifica alerta contra a dengue

Segundo a Diretoria Municipal de Saúde, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue na próxima estação, já que em 80% dos casos o foco do mosquito está nas residências, devido à elevação dos pontos de água parada.


A temperatura mais elevada, o possível aumento de chuvas e o período de férias, podem favorecer a proliferação e a transmissão da dengue. Por isso, é muito importante que a população siga as recomendações”, diz a responsável pela Diretoria de Saúde, Marli Rodrigues de Oliveira Raymundo.

A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida por um mosquito (Aedes aegypti) e dura em torno de 10 dias. Os sintomas são: febre, vômitos persistentes, sangramentos, sonolência, falta de ar, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.

Atenção para as seguintes recomendações:

- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado;

- A caixa d’água deve estar sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Elimine os pratinhos de vasos de plantas;

- Mantenha piscinas devidamente tratadas;

Caso perceba a manifestação de qualquer um dos sintomas de dengue, procure imediatamente o Ambulatório Médico e Odontológico de Piedade (AMOMP), localizado na Via Antonio Leite de Oliveira, 100, Paulas e Mendes, telefone: (15) 3244-1228.

-- 
Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade