sábado, 22 de novembro de 2014

Piedade apresenta projeto de conservação e recuperação de matas e nascentes

Teve início, nesta sexta-feira (21) pela manhã, uma série de encontros para apresentar dados referentes ao mapeamento de áreas prioritárias para conservação e preservação de florestas e nascentes em Piedade. Os resultados obtidos ao longo de um ano de trabalho, servirão de base para que, no futuro, produtores rurais possam ser pagos por conservarem os recursos naturais em sua propriedade.


O seminário “Definição de áreas prioritárias para a conservação e preservação florestal como subsídio ao pagamento por serviços ambientais no município de Piedade” reuniu diversos formadores de opinião. Entre técnicos, membros do conselho do Meio Ambiente e do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), também participaram vários professores da rede municipal e demais interessados.

O evento foi aberto pela prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), que destacou a importância do público presente multiplicar as informações referentes à conservação da mata e das nascentes em Piedade. “Não basta ter leis e decretos, apenas, se não houver conscientização. Se não cuidarmos das nascentes, não fizermos o uso adequado dos nossos recursos, não mudarmos os nossos hábitos, a situação se complicará para todo mundo”, disse.

A apresentação foi coordenada pelo engenheiro ambiental Erick Frederico Aguiar, da empresa Flora Tecnologia, contratada por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para fazer o levantamento. Por meio de uma série de mapas e dados, o profissional apresentou o diagnóstico das regiões dos Rios Pirapora e Sarapuí. “Fazendo a recuperação das áreas sensíveis e prioritárias, provavelmente se consegue a verba para aplicar no município”, disse, referindo-se à possibilidade de que o agricultor seja pago, por meio de novo projeto, para conservar áreas nativas.

Novas reuniões, conforme tabela abaixo, deverão ser realizadas nos próximos dias em bairros definidos com base nos dados contidos no projeto. As primeiras acontecerão neste fim de semana. Inicialmente marcada para o Auditório “Rubens Caetano de Silva” (Cariocão), a reunião de domingo (23) foi transferida para o anfiteatro “Orestes Romano”.

Os bairros Correias, Piraporinha, Garcias, Centro, Caetezal, Miguel Russo, Bateia de Baixo e Vila Elvio foram os primeiros escolhidos, pois, segundo o mapa de áreas prioritárias, são os locais que apresentam mais índices de desmatamento no município.

A participação da população nas reuniões é fundamental e indispensável para discutir soluções e medidas que possam reverter ou amenizar a situação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3344-2205.

  

Data                        Horário Bairro                 Local

22 de novembro    10 horas Correias             EMEIEF “Padre Giorgio Musizzano”

22 de novembro    14 horas Piraporinha        EMEIEF “Gregório Rodrigues Machado”

23 de novembro    10 horas Garcias              EMEIEF “Profº Paschoal Visconti”

23 de novembro   14 horas  Centro               Anfiteatro “Orestes Romano”

29 de novembro    10 horas Caetezal            EMEIEF “Profª Myriam Silva Bastos”

29 de novembro    14 horas Miguel Russo    EMEIF” Miguel Mincovschi”

30 de novembro    10 horas Bateia de Baixo EMEIEF “Profª Maria Aparecida Camargo Lima”

30 de novembro    14 horas Vila Elvio          EMEIEF “Miriam Corsini Ruzzi”



Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade