domingo, 23 de novembro de 2014

Três presos, 19 armas e farta munição apreendidas em ação da Polícia Ambiental em Piedade

Espingardas, carabina com luneta, armadilhas tipo "canhão"
apreendidos na operação da 3ª Cia. da Polícia Ambiental
Foto: Bom Dia Piedade
A Polícia Ambiental de Sorocaba apreendeu 14 espingardas, uma carabina com mira telescópica (tipo luneta), quatro "canhõezinhos", centenas de cartuchos para espingardas, farto material usado para recarga de cartuchos, dois pássaros silvestres - um deles ameaçado de extinção, apitos usados para atrais pássaros e até um estilingue durante uma grande operação realizada na manhã deste domingo (23) em dois bairros rurais de Piedade. Um homem procurado pela justiça, condenado por homicídio foi capturado, dois foram presos em flagrante e outros quatro indiciados por posse ilegal de arma de fogo, na ação policial que durou cerca de quatro horas.


A operação foi desencadeada pela Polícia Ambiental na manhã deste domingo (23) nos bairros Bateia de Baixo e Ribeirão Bonito, na qual foram utilizadas seis viaturas com 15 milicianos, que tinha como objetivo averiguar uma série de denúncias anônimas de posse ilegal de armas de fogo, armadilhas usadas na caça ilegal de animais silvestres e aves silvestres mantidas em cativeiro (gaiolas).

Por volta das 9H05min foi feita a primeira averiguação com resultado positivo. Os Policiais Ambientais estiveram numa casa situada na Bateia de Baixo, onde a esposa de um lavrador de 68 anos de idade que não se encontrava no local, autorizou a entrada dos policiais que localizaram uma espingarda CBC calibre 28 e cinco cartuchos recarregados.

Agricultor matinha três espingardas e uma
carabina com mira telescópica
em sua casa

Foto: Bom Dia Piedade
No mesmo horário uma outra equipe esteve na casa de J.P.A., 47 anos de idade, no bairro Ribeirão Bonito (divisa com Tapiraí), onde havia denúncia de que o agricultor mantinha várias armas de fogo em sua residência. A informação foi confirmada com a localização de farto material  de caça: uma carabina CBC calibre 22 com uma luneta acoplada (mira telescópica), três espingardas calibre 32, duas Rossi e uma sem marca, cinco cartuchos íntegros e um deflagrado calibre 22, 13 cartuchos calibre 32 deflagrados, quatro frascos de pólvora, dois frascos, um pacote com chumbo, dezenas de espoletas, artefatos para recarregar cartuchos, uma armadilha (gaiola), e um estilingue. J.P.A. não estava em sua casa.

Em outras quatro ações feitas em residências na Bateia de Baixo foram encontrados mais materiais que segundo a Polícia Ambiental, seriam utilizados na caça de animais silvestres. 

Em uma delas, assim como nas anteriores o morador não estava no local, porém, seu pai abriu a moradia e os policiais localizaram na cozinha do imóvel uma espingarda calibre 16, 20 cartuchos (sete íntegros e 13 deflagrados) e um quilo e meio de chumbo. 

Viaturas da Polícia Ambiental em frente à Delegacia de Polícia
de Piedade

Foto: Bom Dia Piedade
Na mesa localidade, por volta das 10h30min, os Policiais Ambientais chegaram à casa do lavrador Silvina Antonio Vieira, 56 anos, que permitiu o acesso dos milicianos ao interior do imóvel, onde foram localizadas seis espingardas, duas calibre 28 e quatro conhecidas como "puxa-açúcar", armas artesanais carregadas pela boca, cinco frascos com pólvora, outros cinco com bolinhas de chumbo, uma armadilha para caça de animais silvestres conhecida como canhão,quatro pios de madeira (apitos para atrais pássaros), uma cartela de espoletas e artefatos para recarregar cartuchos.

Após pesquisa efetuada junto aos arquivos da Prodesp, constatou-se que Silvino estava na condição de procurado pela justiça por um homicídio ocorrido em 1985, e pelo qual cumpriu cinco anos de cadeia, estava em regime semi-aberto, contudo, não compareceu ao Fórum nos prazos determinados em sua pena alternativa. Com isto Silvino, que responderá a processo por posse ilegal de arma de fogo, foi conduzido preso à Delegacia de Polícia de Piedade e no início da noite transferido para a Cadeia de São Roque.

Armadilha usada para caçar animais silvestres
Foto: Bom Dia Piedade
Outros dois indivíduos foram presos durante a operação da Polícia Ambiental. O lavrador D.L.D., 51 anos, não estava em sua casa no momento da averiguação, mas, seu filho permitiu a entrada dos policiais, que encontraram uma espingarda Rossi calibre 32, uma lata e cartelas com espoletas, três frascos com pólvora, três frascos com chumbo, 27 cartuchos calibre 32 deflagrados e nove recarregados e três pios de madeira. Efetuadas buscas pelas imediações , D.L.D. foi localizado, recebeu voz de prisão, foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde por determinação do Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior foi indiciado por posse ilegal de arma de fogo. A autoridade policial arbitrou fiança de R$ 2.200, a qual foi paga por familiares e o lavrador responderá ao processo em liberdade.

Canário da terra e pixoxó apreendidos foram levados ao
"Quinzinho de Barros" em Sorocaba

Foto: Bom Dia Piedade
O agricultor J.L.S., 38 anos, também foi abordado pelos policiais em sua residência e ao ser questionado se possuía armas em sua casa ele respondeu afirmativamente, mas, que o armamento pertencia a seu falecido pai e que nunca teria utilizado tal material. J. entregou voluntariamente aos Policiais Ambientais uma espingarda CBC calibre 16, vários cartuchos deflagrados (calibres 16, 28 e 360, 145 espoletas, um pio para caça de pássaros e artefatos para recarga de cartuchos. J.L.S. recebeu voz de prisão por manter as armas em sua residência, foi indiciado por posse ilegal de arma de fogo, o Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior arbitrou fiança de R$ 2.200, cujo valor foi pago por familiares e com isto o agricultor responde ao processo em liberdade. 
Estupidez e covardia - "Canhão"
dispara quando a caça resvala na
armadilha

Foto: Bom Dia Piedade

Na última residência verificada pela Polícia Ambiental foram localizados três canhõezinhos, conhecidos como "Catarinas", artefato usado para a caça de animais silvestres, uma espingarda Rossi Dione calibre 4,5 e 27 cartuchos de diversos calibres, kits para limpeza de armas, um canário da terra e um pixoxó, esta última, ave ameaçada de extinção. A.D., apontado como o dono das armas e que matinha os pássaros em gaiolas, estava ausente, contudo, foi indiciado por posse ilegal de armas de fogo e por crime ambiental, matar espécimes da fauna silvestre. As aves foram encaminhadas para o zoológico "Quinzinho de Barros". Os indiciados por posse ilegal de arma de fogo que não foram localizados serão intimados a depor.

As ocorrências foram apresentadas pelos Policiais Ambientais junto à Delegacia de Polícia por volta das 11h30min. Foram mais de 12 horas de intenso trabalho por parte da Polícia Civil e da Policia Ambiental durante a realização de todas as formalidades relativas aos flagrantes, prisões, apreensões e encaminhamentos realizados pelas autoridades policiais.