quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Piedade tem sete casos de dengue, um destes pode ser autóctone

Ainda longe da epidemia que assola Sorocaba, onde mais de cinco mil casos de dengue já foram registrados, em Piedade, segundo a Diretoria Municipal de Saúde, sete pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo que um destes casos pode ter sido contraído no próprio município, seria então o primeiro caso autóctone. Mesmo não confirmado, é preciso que todos nós fiscalizemos nossas casa, locais de trabalho e espaços públicos quanto à recipientes que possam vir a acumular água limpa, ambiente no qual o mosquito transmissor se procria.

Na segunda-feira (23) enviamos alguns questionamentos à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Piedade para podermos informar à população quanto à situação da dengue no município. Recebemos a resposta somente nesta quarta-feira (25). A primeira pergunta não foi diretamente respondida. 

Questionamos: 

- Soubemos que uma moradora de um bairro periférico da cidade que não saiu da localidade nas últimas semanas teria contraído dengue. A Diretoria de Saúde confirma que este seria o primeiro caso em que a pessoa foi contaminada no município? ...

- Quais as medidas adicionais a Vigilância Sanitária e  Epidemiológica vem adotando para combater os criadouros do mosquito transmissor?

Resposta: "A primeira ação foi a operação que reuniu as pastas de Educação e Saúde, em que os alunos do 5º ano saíram de casa em casa para orientar a população, junto a agentes de saúde. 

A segunda ação é a operação cata treco, que estará em vários bairros. As equipes de vigilância sanitária e obras agirão em conjunto. Primeiro, os agentes de saúde irão até as casas da população para avisá-los que terão de limpar os lotes; na semana seguinte, a equipe de obras passa recolhendo o material. 

A terceira ação prevista envolve também o setor de tributos, que localizará proprietários de lotes que podem servir de criadouro do mosquito da dengue. Estes serão notificados para que limpem os terrenos. Além disso, haverá uma reunião com entidades, igrejas e outras organizações para que estes também se conscientizem a respeito de como se prevenir contra a dengue."

- Qual o total de casos de dengue em Piedade (autóctone e importados). Soubemos que já seriam 10 pessoas infectadas no município?

Resposta: "São sete casos. Até o momento, não há confirmação se uma delas é autóctone."

- A Diretoria de Saúde pretende requisitar algum apoio suplementar de órgãos superiores , tais como, a Diretoria Regional de Saúde (DRS), Secretaria Estadual e Ministério da Saúde?

Resposta: "A DRS já está envolvida e auxiliando no que é preciso."

Façamos nossa parte. Vigiemos e eliminemos todos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O mosquito, que não voa a mais de 100 metros de distância do seu criadouro e a menos de um metro de altura e à noite,  só transmite a doença após picar uma pessoa que esteja contaminada com o vírus da dengue.