sábado, 25 de julho de 2015

Papa Budista estará neste domingo (26) em Tapiraí para inaugurar Santuário da Paz

Torre do Darma abriga o Sino da Paz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Tapiraí

O Papa Budista estará em Tapiraí neste domingo, 26 de julho,  às 11:00 horas, para cerimônia oficial de inauguração do Sino da Paz e Torre do Darma. Estima-se que 5.000 pessoas estejam presentes, incluindo uma comitiva de mais de 20 pessoas do Japão.

No dia 5 de agosto haverá a Caminhada pela Paz, que parte às 18h30 do centro da cidad de Tapiraí  até o Sino da Paz, onde o mesmo será no tocado no horário exato da primeiro explosão da Bomba de Hiroshima, pedindo, em oração, pela paz mundial.

Tapiraí recebe símbolo homologado oficialmente pela prefeitura da cidade japonesa

Em 2015, completam-se 70 anos da bomba de Hiroshima, quando o bombardeiro ´Enola Gay´ transformou a cidade, ao oeste do Japão, em um inferno nuclear. Três dias depois, Nagasaki foi alvo de mais um ataque, que cessou a Segunda Grande Guerra. Desde então, não há uma declaração de batalha mundial. Dessa forma, os fiéis do Budismo Primordial, com apoio do Município de Tapiraí/SP, aguardam pela inauguração do segundo Sino da Paz, que contará com a celebração do 25º Sumo Pontífice, Nichikai Yamauchi, em 26 de julho, na cidade paulista.
Sumo Pontífice irá inaugurar oficialmente o Santuário
da Paz em Tapiraí
Foto: Divulgação/Prefeitura de Tapiraí

O segundo Sino da Paz, autenticado pelo Prefeitura de Hiroshima, ficará no Santuário Ecológico do Budismo Primordial. Como um lembrete da guerra e suas consequências, foi instalado, no mesmo local da queda da bomba atômica, o primeiro Sino da Paz. "Durante 70 anos, fomos um país pacifista, mas cada vez é mais difícil manter a segurança", disse o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em maio de 2014, ao apresentar, em entrevista coletiva, a nova proposta legislativa que dá uma nova interpretação da Constituição Pacifista, que, desde 1945, limitava as atividades das tropas japonesas à defesa dentro de seu próprio território.

Agenda

A visita do Papa Nichikai Yamauti conta com grandes eventos, a partir do dia 19 de julho, nas cidades de Lins, Brasília, São Paulo e em Tapiraí. A primeira atividade será no dia 19, o Grande Culto Kaidou-e na Matriz Espiritual Brasileira Templo Taissenji (Lins - SP); dia 20 haverá inauguração do Núcleo de Brasília; 24 homenagem a sua santidade Yamauchi; dia 25 Culto aos Imigrantes Falecidos no Brasil e Festival da Paz; 26, às 11h, inauguração da Torre do Darma, Sino da Paz e Terceiro Festival do Budismo Primordial em Tapiraí.

De acordo com as “Palavras de Saudações de Ano Novo 2015”, o Papa Nichikai, do Budismo Primordial, disse que “este ano será marcado pelos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O Japão do pós-guerra só conseguiu se recuperar da destruição graças a renúncia à guerra e por objetivar uma nação de paz. Contudo, nesse ínterim, povos e nações continuaram com o conflito armado, o que é profundamente lastimável. O Japão desfruta de uma prosperidade advinda da paz, mas, ao mesmo tempo, os laços sociais e pessoais foram se enfraquecendo, até que, no final do ano passado, o país demonstrou uma mudança leviana em relação à postura pela paz. Agora é o momento de mostrarmos a preciosidade da paz e de lembrarmos as tragédias de uma guerra. Penso que transmitir isso será uma das nossas missões ”.

O Secretário Geral do Budismo Primordial, Bispo Kimura, em relação às mudanças levianas da postura do governo japonês pela paz declarou que “o mais alto padrão da nossa religião, o Estatuto da HBS, também exprime, com clareza, sobre fazer as preces pela duradoura paz mundial”.

No Ocidente

De acordo com o Arcebispo do Budismo Primordial do Brasil, Nitiyuu Correia, “o Sino da Paz simboliza o Brasil, que detém a maior população japonesa fora do Japão, como o maior aliado da Paz Mundial. Paz essa como base de toda a construção humana, princípio maior budista e prece mundial”.

O Município de Tapiraí, através do Prefeito Araldo Todesco, já se programou também para todo ano; no dia 5 de agosto, saindo do Centro da Cidade, realizará uma caminhada da paz. Serão seis quilômetros de percurso, com saída às 18h30, que culminará no toque do Sino da Paz às 20h15 (8h15 do dia 6 de agosto, no Japão), horário exato em que a bomba atômica foi lançada em Hiroshima. “Esse ecoar do Sino da Paz trará uma reflexão em cada ser, fazendo-o orar e se esforçar, diariamente, para resgatar e manter sua maior dignidade promovendo a paz, a fé no Darma Sagrado e a iluminação de todos os seres”, finalizou o Monge.


Por: Diretoria de Comunicação - Município de Tapiraí