terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ceriso assina convênio de R$ 3 milhões para macrodrenagem na região

Cerimônia de assinatura do convênio ~se deu no Palácio dos 
Bandeirantes
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
A prefeita de Piedade e presidente do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê – CERISO, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), assinou na última sexta-feira convênio no valor de R$ 3.092.439,00 para elaboração do Plano Diretor de Macrodrenagem, com recursos do Fundo Estadual de recursos Hídricos (FEHIDRO). O convênio foi assinado em solenidade na presença do Governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, na última sexta-feira (14).


A área de abrangência dos estudos compreende todo perímetro territorial de municípios que compõem o Ceriso: Laranjal Paulista, Iperó, Bofete, Araçariguama, Pereiras, Araçoiaba da Serra, Piedade, São Manuel, Cerquilho, Cabreúva, Alambari, Sarapuí, Anhembi, Porto Feliz. Já a cidade de Torre de Pedra fará apenas o plano de macrodrenagem urbano.

O Plano Diretor de Macrodrenagem tem por objetivo caracterizar as causas das inundações e apresentar propostas de ações, estruturais e não estruturais, de controle de cheias, de curto, médio e longo prazo, objetivando reduzir, progressivamente, a frequência, a intensidade e a gravidade das ocorrências de enchentes.

Prefeita Maria Vicentina é a presidente do CERISO
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
De acordo com o projeto, a erosão é um dos principais problemas que atingem a área urbana e rural dos municípios, devido à falta de proteção nos solos. Um dos fatores que agravam essa situação é o lançamento de efluentes da drenagem dos terrenos, alta vazão de água para os córregos, principalmente em épocas de chuva, e baixa capacidade de captação das galerias.

Para desenvolver o trabalho, será necessária a contratação de empresa especializada que irá elaborar o plano que compreenderá 20 anos, apresentando os levantamentos necessários para definição de diretrizes municipais, observando as características regionais adequadas à realidade dos municípios. 


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade