quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Piedade contará com Centro de Referência Especializado de Assistência Social

CREAS dará suporte a pessoas e
famílias em situação de risco
Por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal, a partir de 15 de dezembro, Piedade contará com o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - órgão que visa dar amparo jurídico, social e psicológico a famílias e pessoas em situação de risco ou que tenham seus direitos violados. Unidade local receberá o nome da ex-vereadora Jacyra Américo Cândido.


De acordo com a Diretora Municipal de Ação Social, Maria Cristina Ponce Abreu, o CREAS contará com coordenador, advogado, assistente administrativo, psicólogo, assistente social e educador social, os quais terão a responsabilidade de levar de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Por isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

O CREAS de Piedade será inaugurado no dia 15 de dezembro, na rua Dr. Campos Salles, nº 65, centro (rua dos cartórios) e receberá o nome da ex-vereadora Jacira Américo Cândido, falecida em 18 de janeiro de 2014, que ao longo de décadas realizou um importante trabalho social, principalmente no bairro Cotianos. A iniciativa da administração da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) se dá em parceria com o Governo Federal.

Púbico Alvo

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Como as pessoas chegam ao CREAS?

Elas podem chegar espontaneamente, por meio denúncias ou encaminhadas pela justiça ou sociedade. 

Quais os serviços oferecidos pelo CREAS?

O primeiro é o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Neste serviço, adolescentes e jovens em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa, serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS, a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, rompendo com a prática do ato infracional.

O outro serviço é o Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI).O PAEFI é um serviço de apoio o, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A equipe do CREAS acompanha as famílias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior, prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros.

Como são realizadas as intervenções?

Todas as intervenções realizadas pela equipe com os usuários do CREAS são personalizadas, respeitando crenças, cultura e realidade de cada pessoa ou família, no sentido de auxiliar esta pessoa ou família da melhor forma.

Quais são as principais ações do CREAS?

Acolhida a escuta qualificada individual, voltada para a identificação de
necessidades de indivíduos e famílias;
Produção de materiais educativos com suporte aos serviços;
Realização de cursos de capacitação para equipes multiprofissionais;
Realização de visitas domiciliares;
Atendimento sócio familiar;
Atendimento Psicossocial individual e em grupos de usuários e suas famílias, inclusive com orientação jurídico-social em casos de ameaça ou violação de direitos individuais e coletivos;
Monitoramento da presença do trabalho infantil e das diversas formas de negligência, abuso e exploração, mediante abordagem de agentes institucionais em vias públicas e locais identificados pela existência de
situações de risco.

Qual a importância da sociedade no trabalho no CREAS?

O trabalho do CREAS não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos. O CREAS necessitara encaminhar seus usuários e familiares para demais equipamentos sócios que ofertam serviços específicos.

Dessa forma, para que haja uma intervenção efetiva, o CREAS deverá manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não-governamental e contar com a colaboração da população do município.