JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Nova tempestade deixa estragos por toda cidade - GCM encara alagamento e ajuda família no Grácio

Vila do Grácio - GCM Nunes carrega criança no colo e auxilia família que foi se abrigar numa casa vizinha
Foto: Cortesia
A forte chuva com ventos ciclônicos de alta intensidade que caiu sobre Piedade começou exatamente às 15 horas, durou 35 minutos, mas, deixou muito estrago. Inundações e quedas de árvores foram registradas em vários pontos da cidade. Na Vila do Grácio, ponto crítico para alagamentos, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) auxiliaram uma família a sair da casa tomada pelas águas barrentas. A Defesas Civil também teve muito trabalho. Com imagens obtidas por nossa reportagem e com fotos enviadas por amigos internautas, levamos alguns registros das consequências da pancada de chuva desta quarta-feira (17), na cidade. Já na segunda-feira (15) foram registrados 82,5 milímetro de chuva em mais de uma hora. Um tanque se rompeu no bairro dos Garcias, o que acabou contribuindo para as inundações há dois dias. Lixo acumulado em boeiros e galerias teriam contribuído para os alagamentos. Não há informações sobre vítimas.

As ruas José Batista e Nilton Rosa Baldy, na Vila do Grácio (próximo ao Terminal Rodoviário), mais uma vez moradores tiveram suas casas invadidas pela água. Os agentes da GCM Nunes, Mário e Costa tiveram atuação exemplar ao encarar a água na altura de suas cinturas e socorrer às pessoas que estavam em situação difícil perante a rua inundada e suas casas sendo invadias pelas águas. A prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), o Coronel Júlio César Dias Vieira, que chefia a Defesa Civil em Piedade, Guardas Civis Municipais  e equipes da prefeitura estiveram nos pontos mais críticos para agilizar o envio de ajuda e tentar solucionar os problemas advindos pela forte tempestade de verão que caiu sobre Piedade nesta tarde.

GCM Nunes analisa a situação...

... e segue em direção à família que está ilhada na própria casa
Foto: Cortesia

CadêRua José Batista
Foto: Cortesia

Na Vila Beira Rio, que como o próprio nome diz, está situada às margens do rio Pirapora, no bairro Paulas e Mendes, dois dias após algumas casas serem invadidas pela água, novamente a situação ficou muito complicada para os moradores da região. A Vila só não ficou sitiada por que existe uma rua que liga a localidade com a Via Antonio Leite de Oliveira e também por uma passarela metálicas que ficou sobre o nível do rio. Uma outra ponte de pedestres ficou debaixo d'água. Também nesta localidade os agentes da GCM andaram em meio a água turva para levar apoio aos moradores. 

Vila Beira Rio, tomada pelas águas do rio Pirapora
Foto: Bom Dia Piedade


Vila Beira Rio, tomada pelas águas do rio Pirapora
Foto: Bom Dia Piedade
Vila Beira Rio, tomada pelas águas do rio Pirapora
Foto: Bom Dia Piedade
Dezenas de bueiros, principalmente nas duas marginais do saturado Rio Pirapora, jorravam água para cima meia hora após o término da chuva. A galeria que começa na Praça Dr. Amélio D'Ávila Ribeiro, junto à Escola "Carlos Augusto" e passa sob pelas ruas Barão do Rio Branco, Capitão Antonio Parada, Araújo Leite, Cônego José Rodrigues de Oliveira, Fernando Croccia e Avenida Raimundo Nonato Leite, até desembocar no Rio Pirapora, transbordou e causou alagamentos em três destas vias urbanas.
Parte baixa da Rua Araújo Leite inundada
devido à galeria que não suportou a
quantidade de água

Foto: Émerson Duarte
Parte do comércio no centro da cidade teve que fechar suas portas
Foto: Fabiana Santos

Na rua Antonio Amâncio Vieira a situação ficou bastante complicada. O problema existe há décadas segundo o  moradores da região. Desta feita uma verdadeira cachoeira se formou nesta que é a principal via pública da Vila Amâncio. O comerciante Edson Gonçalves teve seu bar tomado pela enxurrada.
Bar na Vila Amâncio invadido pela enxurrada

Bar na Vila Amâncio invadido pela enxurrada

Cachoeira desde de terreno junto à rua Antonio Amâncio Vieira...

...toma conta da calçada

...e da rua 
Rua Arlindo Godinho da Silva esquina com a rua José Batista
Foto: Renan Galuzzi
Ribeirão dos Cotianos à beira da exaustão ameaça invadir a marginal
Foto: Renan Galuzzi

Árvore derrubada pelo vento na rua Eraldino Antunes Soares - Parque da Torre
Foto: Renan Galuzzi