quarta-feira, 30 de março de 2016

Um cafezinho. ..Por favor!‏

Sentou se a mesa. 
Logo a seguir uma moça simpática veio atendê lo.
---Boa tarde. ..Em que posso servi lo?
-----Gostaria de um cafezinho .....
por favor. 

-----Pois não. ...Com adoçante ou açúcar?
-----Com açúcar. 
----Pensando bem,vejo que você tem capuccino  .
----Temos sim...respondeu ela com um largo sorriso. 
----O senhor vai querer um?
----Estou pensando... vem com o que? 
----Vem com chocolate, café, chantily. ..
-----Não. ...Não vou querer. Se vem chocolate aí vai tirar o gosto do café, não é? 
-----Bom ...de fato. ..Se o senhor quer tomar café tem que ser somente café....disse a garçonete com a voz   cordial. 
-----Tem toda a razão. Vou pedir um cafezinho.. 
Mas pensando bem com um pingo de leite porque ontem sai com uns amigos e estou com um pouco de azia. 
-----Tudo bem. ...Vai ser com leite para mais claro ou escuro? 
-----Melhor mais claro. 
----Ok....respondeu ela retirando do seu avental o bloquinho para anotar o meu pedido. 
-----Então vamos lá! ...Um café com leite claro com açúcar. Ok?
-----Espera. ...Se pedir com leite não vai ser um cafezinho né? 
Olhei para ela agora e estava a minha frente sem o sorriso gentil e com uma expressão impaciente. 
-----Não. ..não vai ser....mas o senhor está com azia por isso pediu. 
-----Mas vou pedir o cafezinho mesmo. Total depois se piorar tomo remédio. É que não vivo sem o meu cafezinho. 
-----Então tá! Um cafezinho com açúcar. ..anotando no seu bloco e riscando o anterior. 
-----Obrigado. ..disse eu gentil à ela.
Ela me olhou com um sorriso amarelo mas gentil.
Virou se e a chamei novamente. 
------Moça!  Por favor!  Que é aquilo num copo bonito que a moça que está na mesa ao lado está tomando? 
------Frapê de café .... respondeu ela agora sem olhar para mim.
------Que vem a ser isso? 
-------Frapê! O senhor nunca tomou? respondeu ela com uma voz agora desafiadora. 
-------Acho que sim. Quando vou aos EUA tem uma lanchonete lá que tem um que é uma delícia! Você já foi aos EUA? É bárbaro!  Se quiser depois te passo o nome da lanch.....Deixa pra lá! 
Acho que vou experimentar! 
Ela toca a retirar o bloquinho novamente e com a caneta nervosa risca o pedido do meu cafezinho anterior e escreve FRAPÊ  DE CAFÉ COM AÇUCAR.!! Mais nada? perguntou sem olhar para mim.
----Olha não fique nervosa. ....mas pensando bem minha garganta não está lá estas coisas e o frapê é gelado. 
Sabe....ontem na pizzaria tomei cerveja e estava muito gelada e amanheci com a garganta arranhada. Aliás uma amiga me falou que se tomar um chá de limão e gengibre é tiro e queda. Você já tomou? 
Olhei para ela e me pareceu um tanto nervosa. Devia estar na TPM. 
-----O senhor vai tomar o que então?  sem responder a minha pergunta. 
------Vai de cafezinho mesmo. 
----Tem certeza? 
-----Tenho. 
-----Certeza mesmo?
-----Sim! respondendo eu a ela  um tanto indignado com tais perguntas. Será que me achava indeciso ou coisa assim? ----------Está bem....Já trago. 
E assim foi. ..Depois de alguns minutos veio o café. 
Aí me desculpei com ela e ela me acenou com a cabeça num gesto de paz. 
Levantei a xícara com a ansiedade para absorver o meu cafezinho. 
----'Moça?  Oi moça?  Está  frio!!