sábado, 16 de abril de 2016

Policiais Militares realizam palestra sobre drogas e bullying

Alunos assistem atentos à palestra obsercados pelo
Soldado Arruda

Foto: Divulgação/Polícia Militar
Cerca de 120 alunos de quatro salas de aula da Escola Estadual Professora Leonor Oliveira Martins, bairro dos Leites, assistiram à palestra ministrada pelos Policiais Militares Cabo Setto e Soldado Arruda, na tarde desta sexta-feira (15). Bastante atual e de grande relevância, os temas desenvolvidos pelos palestrantes foram bullying e drogas, questões que infelizmente estão muito presentes no cotidiano destes jovens cidadãos.


Bullying -  Segundo a Revista Escola da Editora Abril, o termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. São situações que se caracterizam por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. 
Cabo Setto em meio aos jovens estudantes
Foto: Divulgação/Polícia Militar

Algo que todos já conviveram em suas infâncias e adolescências, porém, de acordo com Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ), "é uma das formas de violência que mais cresce no mundo".  

Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Ainda mais complexo e grave, o problema das drogas é abordado de maneira direta e clara pelos palestrantes, a fim de que os estudantes recebam informações que venham a livrá-los deste mal que aflige milhões de pessoas pelo mundo afora e interfere de maneira altamente negativa a toda sociedade.