JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Sabotagem? - Prefeitura apura inutilização de vacinas e garante atendimento normal na rede de saúde

Foto: Arquivo
A Prefeitura de Piedade abriu sindicância para apurar os motivos e responsabilidades que levaram à inutilização de um lote de 6.486 doses de vacinas, nesta terça-feira (26), que estavam armazenadas nas câmaras e algumas geladeiras do Ambulatório Médico e Odontológico Municipal. O lote que precisou ser inutilizado continha doses de vacinas antirrábica, difteria, tétano, coqueluche, hepatite A, hepatite B, tríplice viral, poliomielite, pentavalente, rotavírus, BCG, meningocócica C, pneumocócica 10, varicela, HPV, febre amarela e pneumocócica 23. 

O ocorrido já foi relatado ao Governo do Estado, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), que fará a reposição do estoque de modo que o município não fique desabastecido. A Prefeitura informa que as imunizações não serão interrompidas na rede, pois as doses de vacinas que foram inutilizadas eram de estoque e as demais geladeiras tinham doses das vacinas que são aplicadas diariamente e que continuarão a ser utilizadas normalmente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no dia 26 de abril, uma enfermeira que trabalha no Ambulatório constatou a alteração da temperatura dos locais onde o lote de vacinas estava armazenado. O material, que deve ser mantido num ambiente com temperatura controlada entre 4°C e 8°C, estava numa temperatura acima dos 20°C. O fato foi imediatamente comunicado aos responsáveis que inutilizaram o lote de vacinas e foi determinada a apuração do ocorrido, por meio de procedimento averiguatório (sindicância), com base nos termos do artigo 134 do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

O lote que precisou ser inutilizado continha doses de vacinas antirrábica, difteria, tétano, coqueluche, hepatite A, hepatite B, tríplice viral, poliomielite, pentavalente, rotavírus, BCG, meningocócica C, pneumocócica 10, varicela, HPV, febre amarela e pneumocócica 23. 

A Prefeitura reitera que não haverá qualquer prejuízo à população, já que as doses de vacinas continuarão a ser ministradas na rede de saúde do município, sem interrupção. Os lotes das vacinas contra a Gripe H1N1 serão entregues normalmente no próximo dia 29, sexta-feira, para a Secretaria Municipal de Saúde e a vacinação será realizada conforme o programado para o início da campanha no próximo sábado, dia 30 de abril.


Poe: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade