quarta-feira, 27 de abril de 2016

Prefeitura divulga programação do aniversário de 176 anos de Piedade

Hugo e Thiago se apresentam no dia
20 de maio
Sertanejo Universitário de Hugo e Thiago, heavy metal de Angra e repertório eclético de Banda Harmonia, Banda Lyra São João, estão entre a programação musical. Encontro de carros antigos abre a programação já no domingo, 1º de maio.

Em comemoração ao 176º aniversário de Piedade, a Prefeitura realizará uma série de ações gratuitas durante maio. Atos cívicos, inaugurações, desfile, shows, apresentações musicais, exposições, esporte e outras atividades fazem parte da programação especial organizada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Para a prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), as atividades agradam públicos de diferentes idades: “Nosso objetivo é trazer um mês diferente aos nossos munícipes, oferecendo opções de entretenimento em cultura, lazer e esporte, comemorando mais um ano de nossa Piedade. Além disso, esperamos receber visitantes de municípios vizinhos, já que temos também atrações para tanto”, destaca.

Cerejeiras às margens do Rio Pirapora tornaram-se
cartão postal de Piedade
Diversos espaços públicos serão palco das atividades festivas, como a Praça Coronel João Rosa, Palco de Recreações Antônio Nascimento Cardoso “Micão”, Conservatório “Davino Tardelli da Silva”, Paço Municipal, Estádio Municipal Lino de Mattos, Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva (Cariocão), entre outros.


Programação de Maio

  • Dia do Tralhador - 1º de maio das 9h às 17h, o III Encontro Estadual de Carros Antigos, na Praça Coronel João Rosa;
  • Entre os dias 6, 7, 8, acontece a Festa de Santo Isidoro, no Bairro dos Garcias;
  • Na tarde so sábado, 7, na Praça Coronel João Rosa, está marcado o sorteio da campanha de Dia das Mães da Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP);
  • No dia 8, Piedade recebe mais uma atração do Circuito Cultural Paulista, o Baile dos Werneck, às 21h, no Palco de Recreações Antônio do Nascimento Cardoso “Micão”. 
  • Dia 10, está marcada a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), às 16h, na Rua Benjamim Constant, 35. 
  • O Conservatório Artístico Musical Davino Tardelli da Silva fará homenagem às mães, no dia 5, às 20h com apresentação de canto coral e grupo de violinos, na sede do conservatório, rua Lupércio da Silveira Baldy, 187, Vila São João; 
  • Dia 17, apresentação da banda Lira São João, ambos os eventos a partir das 20h, também na sede do conservatório;
  • No dia 19, às 19h, está marcada a Sessão Solene da Câmara Municipal, no Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva (Cariocão);
  • A XVI Festa do Kaki Fuyu e o 176º aniversário de Piedade acontecem entre os dias 19, 20, 21 e 22, na sede da Associação Cultural e Esportiva de Piedade (ACEP), o Kai Kan - serão quatro dias de festa com direito a exposição de hortaliças e caquis, praça de alimentação, artesanato e diversos shows musicais;
  • No dia 19, Vitor Hugo e Felipe e Robson Rodrigues, ambos com repertório sertanejo, sobem ao palco, a partir das 20h. Vitor Hugo e Felipe já abriram shows de artistas renomados do segmento, entre as músicas estão composições próprias como “Pra tudo ficar bem” e “Desejo. Robson Rodrigues já consolidou parcerias com Ivan Lins e Rafael Altério do Estúdio Sol e Lua – segundo a produção, a música “Agora Chora” está entre as mais tocadas em rádios da região;
Banda Harmonia, garantia de qualidade e
diversão para todos
  • Na sexta-feira, 20, a população piedadense contará com show da dupla sertaneja Hugo e Thiago que apresentarão grandes sucessos como “Gaguinho”, “Futuro” e “Desculpa se eu te amo”. A dupla foi consolidada depois de passarem dois meses juntos no programa televisivo “Fama”. Atualmente registram no portfólio CD’s e DVD, sendo reconhecidos em todo o Brasil.
  • No sábado, 21, as atividades artísticas terão início às 18h, com o grupo Country Company, às 19h Distrito 15, às 19h30 General Club, às 20h30 Tekiloukos, às 21h30 Academia Energia e, encerrando a noite, às 22h, os piedadenses da Banda Harmonia garantem uma noite com repertório diversificado e animado, tocando desde grandes clássicos até os lançamentos do mercado musical;
  • Noite do Rock - O último dia de festa, 22, será encerrado com a noite do rock, em que subirá ao palco o grupo de heavy metal Angra (foto ao lado), com sucessos como “Carry On”, “Rebirth” e “Nova Era. A banda está em turnê comemorativa de 20 anos do lançamento do álbum “Holy Land” que trata sobre o descobrimento do Brasil, com músicas nunca antes executadas ao vivo. A noite do rock também contará com a presença de cinco bandas do Município: Nefasto, Charlie´s Monkey, Refuge, Dragon Ring e BlackBurn.
  • No glorioso dia 20 de maio, a partir das 8h, no Paço Municipal ocorrerá o tradicional hasteamento da bandeira, seguido, às 9h, pelo desfilo cívico – no mesmo dia, às 12h, acontecem os jogos amistosos de aniversário, no Estádio Municipal Lino de Mattos. 
  • Nos dias 24 e 25 é a vez do ciclismo competir nos Jogos Escolares, na Rua Aurélio Amaral. 
  • O Dia do Desafio promete agitar a cidade no dia 25, em que todas as atividades físicas serão registradas pela Diretoria de Esporte e Lazer. 
  • No dia 29, a programação se encerra com a quarta etapa do Circuito de Corrida de Rua de Sorocaba que acontece em Piedade, na Vila Élvio, a partir das 9h e o Boi no Rolete que ocorre às 12h, no Piedade Futebol Clube (PFC).

Para o secretário de educação, cultura, esporte e lazer, Caio Martori, “o evento é uma grande oportunidade para as bandas de Piedade divulgarem seus trabalhos contando com grande estrutura e público. Além disso, os amantes do rock poderão conferir gratuitamente a apresentação do Angra, um dos maiores expoentes do heavy metal mundial", diz.

Piedade 176 anos

Conhecida por sua natureza exuberante, clima ameno e uma produção agrícola reconhecidamente rica e diversificada, Piedade está localizada nos altos da Serra de Paranapiacaba, a cerca de uma hora de São Paulo. Ano a ano o município consolida-se como uma opção dos amantes do turismo rural, de aventura e também gastronômico.

Surgida em meados do século XIX, a partir de um pequeno povoado estabelecido na margem esquerda do Rio Pirapora, pouco abaixo da confluência com o Ribeirão dos Cotianos, Piedade teve Vicente Garcia como seu pioneiro, ao lado de Manoel Ribeiro, Francisco Moreira, José Francisco Rosa e Demétrio Machado. Entre 1831 e 1835, Garcia recebeu de um tropeiro uma imagem de Nossa Senhora da Piedade e, em seu louvor, construiu uma pequena capela, que foi benta em 20 de maio de 1840, data considerada a fundação da cidade.

Com população estimada em 52 mil habitantes (IBGE-2010), 60% ela reside na zona rural, o município tem área total de 729 quilômetros quadrados e uma altitude média de 900 metros em relação ao nível do mar. Faz limite com os municípios de Votorantim, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Tapiraí e Ibiuna.

Piedade foi, no passado, a maior produtora de cebolas do Brasil. Hoje sua agricultura é conhecida pela variedade e diversidade de produtos, destacando-se na produção de morango, alcachofra, caqui, batata, verduras e legumes, entre outros. O município se destaca também na produção de pós-larvas de Camarão da Malásia e champihnon, além de contar com haras, apiários e estações experimetais.

Estima-se que 5,6% de tudo o que é comercializado na Ceagesp de São Paulo- o maior entreposto agrícola do país – é produzido pelos agricultores de Piedade. Isso equivale a 117.150 toneladas de produtos por ano, ou 14.762 toneladas de produtos piedadenses comercializados a cada mês.

A cidade conta com eventos que atraem visitantes de outros estados como a Festa do Cata Castanha, o Carnaval de rua, Colha e Pague do Kaki Fuyu, aniversário da cidade, festa do Kaki, exposição de orquídeas, Mountain Bike do GP Ravelli, festa da Cerejeira, EXPAP, Bom Odori, roteiro gastronômico da alcachofra, festa alemã e as festividades natalinas.

Também conta com muitos pontos turísticos, os principais são:

Represa de Itupararanga

Maior manancial de água doce da Região de Sorocaba, a Represa de Itupararanga faz divisa, entre outros, com os municípios de Piedade, Ibipuna, Mairinque, e Votorantim. Inaugurada em 1914, está incluída na área de proteção ambiental cujo objetivo é o uso sustentável e conservação ambiental.

Parque Estadual do Jurupará

Criado em 1992 e com área total de aproximadamente 26 mil hectares, o Parque Estadual do Jurupará fica entre os municípios de Piedade e Ibiúna. Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é considerada unidade de conservação do Estado, integrante do Sistema Estadual de Florestas (Sieflor) e administrado pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado. No Parque são desenvolvidos projeto de ecoturismo, como ciclismo e trilhas.

Jardim Oriental

Parte de um conjunto turístico integrado, o Jardim Oriental está localizado próximo ao Clube Kai-Kan, no km 101 da Rodovia SP-250 - trecho Piedade/Pilar do Sul, no bairro Liberdade. Integram o conjunto turístico, além do Jardim Oriental, o Torii, a Pedra do Elefante e a própria sede do Kai-Kan.

Pedra do Elefante

Pedra do Elefante é um dos monumentos naturais mais conhecidos de Piedade. Localizada na SP-250 - Trecho que liga Piedade a Pilar do Sul, altura do Bairro Liberdade, tem a forma de um elefante, como o próprio nome sugere. Faz parte do conjunto turístico integrado onde está inserido o Jardim Oriental.

Portal da Águas "Reginaldo Franco"

Cartão de visitas do município àqueles que chegam a Piedade pelas Rodovias Bunjiro Nakao e Raposo Tavares, o Portal das Águas está localizado na SP-250 (trecho Piedade/Ibiúna). À esquerda de quem chega ao município existe uma catarata artificial, simbolizando um dos mais preciosos bens do município: a água.

Casa da Cultura

Atual sede do Departamento de Cultura, Esportes e Turismo, onde são desenvolvidos Projetos Guri e Voz do Morro, o prédio da casa da cultura tem sua construção datada de 1877. Localizada na Pç. Da Bandeira, 133, abrigou simultaneamente na sua fundação a cadeia pública no andar térreo, e a Câmara Municipal no andar superior. Suas paredes medem 1m. de espessura, são feitas de taipa e pilão.

Toda a programação comemorativa de 176 anos de Piedade é gratuita e a população está convidada a prestigiar. Outras informações podem ser obtidas no telefone da Casa da Cultura: (15) 3244-2670.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade