quarta-feira, 11 de maio de 2016

Maria Vicentina inaugura sede própria do CAPS II, Ambulatório de Saúde Mental e SAMU

Vicentina e Dona Maria do bairro dos Moreiras descerram
a placa 
inaugural do CAPS II
Foto: PMP
Somente em 2015, mais de 10 mil atendimentos foram prestados à população. A prefeita de Piedade Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), inaugurou na terça-feira, 10, a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), integrando também o Ambulatório de Saúde Mental e o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU). "Nosso objetivo é, acima de tudo, acreditar no ser humano e na chance que temos de viver melhor e com dignidade”, destacou a prefeita na cerimônia de entrega das novas unidades.


Com a obra, a Prefeitura promove a adequação da rede de atenção psicossocial municipal. “O CAPS II é uma etapa fundamental no processo de desinstitucionalização proposto pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que também envolve as residências terapêuticas e os leitos hospitalares", lembrou Vicentina.

Durante seu pronunciamento, a prefeita apresentou números que evidenciam o volume de atendimento no segmento: em 2015, mais de 10 mil atendimentos foram realizados entre o CAPS II (7.180) e o ambulatório de saúde mental (6.276). "Esperamos continuar ampliando estes números cada vez mais. Este é mais um compromisso concretizado pela administração municipal”, frisa.

Com a reforma, o CAPS II oferecerá espaços mais adequados aos pacientes, contando com três consultórios, duas salas de atividade, sala de enfermagem, sala de espera, sala de reunião, sala de convivência e banheiros. Já o Ambulatório de Saúde Mental agora passa a integrar quatro quartos coletivos, posto de enfermagem, sala de aplicação de medicamentos, refeitório e banheiros.

Base do SAMU

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) passa igualmente a funcionar no mesmo espaço, contando com copa, área de convivência e dois quartos de repouso para os servidores, com banheiros. Em 2015, entre os atendimentos em trauma, clínico, transferência, ginecologia, parada cardiorrespiratória, psiquiátrico, óbito e recusa, o Samu prestou atendimento a 699 pessoas.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o vice-prefeito de Piedade, Renaldo Correa da Silva; o vereador Nelson Prestes de Oliveira; a secretária municipal de saúde, Marli Rodrigues de Oliveira Raymundo; a coordenadora do CAPS II, Vandelis Rodrigues dos Santos Saladini; a coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Odilene Ferreira de Oliveira; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Matheus Spinellli Filho e outros representantes de instituições públicas e privadas e sociedade civil.

O investimento total da reforma foi de R$ 613.968,70, com recursos do Governo Estadual, e contrapartida da Prefeitura de R$ 172.009,77. O telefone do CAPS II é (15) 3344-2222, do Ambulatório de Saúde Mental é (15) 3244-2355 e do SAMU é (15) 3344-2600.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade