JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Maria Vicentina se reúne com moradores da Jacob Hess e esclarece real situação da obra

Vicentina e a Secretária Carla conversam com moradores
dos Cotianos
Esclarecer e apresentar de forma objetiva e diretamente aos moradores a situação da obra de pavimentação da Avenida Jacob Hess. Esse foi o principal objetivo de uma reunião realizada no início da noite desta segunda-feira, 16, na EMEIEF Glauca Ramalho Camargo Aranha, entre a prefeita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD) e um grupo de 19 moradores, a maioria residentes na própria Jacob Hess.


O encontro foi realizado por iniciativa da própria prefeita, que esteve no local acompanhada de técnicos da Prefeitura para que todas as dúvidas dos moradores e principais beneficiários da obra fossem completamente esclarecidas. "Estamos aqui para conversar de forma franca e aberta com vocês", disse. Durante o encontro, a prefeita revelou aos moradores que no próximo dia 25/05 a Prefeitura fará uma nova licitação para tentar escolher uma empresa para dar continuidade à obra. "Tanto quanto vocês, temos todo interesse em terminar esse asfalto e entregá-lo em condições para a comunidade", assegurou a prefeita.

No encontro com os moradores, coube à secretária de Obras e Urbanismo, Carla Roberta Abreu Nicolau, fazer uma apresentação técnica da obra, que foi dividida em dois contratos, ou seja, deveria ser realizada por duas empresas que venceram as licitações. A A.Fernandez ficaria responsável pelo 2º setor até a Rua Eurico Vieira, enquanto à Betonetec caberia a pavimentação de 200 metros da avenida, a partir da ponte principal. Segundo a secretária, em 2011, um engenheiro da Prefeitura de Piedade fez o projeto da obra que, depois de aprovado, teve a primeira parcela do dinheiro necessário à sua execução liberado pela Caixa Econômica Federal, no início de 2013.

A engenheira Carla lembrou aos moradores presentes à reunião que, no transcorrer da obra, a Prefeitura detectou que a A.Fernandes prestava os serviços de forma irregular e não contínua, como previsto em contrato. A empreiteira foi notificada e a Prefeitura exigiu que os serviços fossem refeitos com a qualidade e critérios técnicos exigidos em contrato. Os pagamentos passaram a ser liberados apenas após a conclusão das etapas. "Tanto que a empresa ainda tem dinheiro para receber, mas não consegue entregar a obra", destacou a secretária. A outra empresa vencedora da licitação, a Betonetec também apresentou problemas, entrou em processo de falência e abandonou a obra. O contrato com essa empreiteira foi rescindido pela Prefeitura que, depois disso, realizou duas licitações sem que aparecesse qualquer empresa interessada em participar. Uma nova licitação está prevista para o dia 25 de maio.

Atestando as dificuldades apresentadas pela Prefeitura, alguns moradores apontaram as deficiências das empresas vencedoras das licitações. “Muitas vezes vimos os funcionários das empresas no local. Só que eles chegavam tarde e iam embora cedo. Houve situações em que nós tivemos que ajudar a reparar as máquinas sucateadas das empresas que prestavam serviço”, lembrou o morador Adolfo Rigodi. Ele disse também que “outra situação ruim que enfrentamos é a questão do tráfego de veículos que acontece de forma irregular, especialmente próximo a esta escola", e sugeriu que houvesse uma maior fiscalização ou mesmo o apoio da Guarda Civil no horário de entrada e saída das crianças. A solicitação foi anotada pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Julio Cesar Dias Vieira, presente à reunião.

Otimismo

Ao final do encontro com os moradores, a prefeita Maria Vicentina fez questão de agradecer a compreensão e a paciência de todos e reafirmou seu compromisso de oferecer uma solução ao caso. “Tudo isso se tornou um grande transtorno para todos nós; para vocês que vivenciam essa situação na pele diariamente e para a Prefeitura que tem buscado todos os meios para concluir esta obra. Precisamos também observar as questões legais que envolvem um processo público", disse Maria Vicentina, acrescentando que espera voltar em breve para trazer boas notícias aos moradores. Apesar dos contratempos, a prefeita demonstrou otimismo. "Nós vamos conseguir, com dedicação e coragem”, afirmou.

Maria Vicentina fez também um relato de outras melhorias que a administração municipal conseguiu viabilizar e que estão beneficiando a comunidade. “Fizemos um trabalho inédito de regularização fundiária em 678 imóveis dos núcleos urbanos da Vila Pastor II, Vila João Garcia e adjacências. Além destes, foram mais 268 imóveis, nos bairros Paulas e Mendes, Jardim Sinibaldy e Vila Bom Pastor I. Outra boa notícia é que, em breve, assinaremos o convênio para a construção de 127 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), no Alto de Piedade. Com isso, muitas famílias que estão abrigadas em áreas de risco, próximo ao rio, poderão ter acesso à casa própria”, finalizou a prefeita.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade