terça-feira, 10 de maio de 2016

Motoqueiro tem com o corpo queimado em colisão entre moto e van

Parte da van estada fora da estrada quando
foi atingida pela moto
Foto: Bom Dia Piedade
Um homem de 41 anos de idade ficou gravemente ferido após bater sua moto de frente com uma van numa estrada vicinal próximo à Vila Élvio. A vítima teve o corpo arremessado e incendiado na colisão. Os dois veículos foram destruídos pelo fogo. Sete crianças que retornavam da escola saíram sem ferimentos graças à ação do motorista e da monitora do coletivo.

De acordo com o que foi apurado pelos Soldados Edilberto e Cattani e relatado em boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Piedade, o acidente se deu por volta das 16h15min desta terça-feira (10). A Fiat Ducato 2013 branca ocupada por nove pessoas - dois adultos e sete crianças - trafegava pela estrada de terra quando numa curva o motorista foi surpreendido por duas  em alta velocidade motocicletas na contra-mão que vinham em sua direção. O condutor da van esterçou bruscamente à direita para tentar evitar a colisão. 

Apenas parte do pneu traseiro da moto não foi queimado
Foto: Bom Dia Piedade
Com a manobra do motorista uma das motos - que era ocupada por um indivíduo apenas - escapou do choque contra a Ducato, contudo, a outra bateu violentamente de frente com o veículo escolar. No momento do choque a moto pegou fogo, bem como o corpo do condutor que em chamas foi arremessado e caiu junto à porta lateral traseira da van.

O motorista da Ducato e a monitora de transporte escolar agiram com rapidez e conseguiram soltar as sete crianças dos cintos de segurança que as protegia e retirá-las da van. Os pequeninos passaram por cima do corpo do homem que era queimado pelo fogo.

Foto: Bom Dia Piedade
Acredita-se que as labaredas das roupas da vítima tenham incendiado o carpete do veículo escolar e com isso o fogo rapidamente se espalhou. Tanto a moto sem placas, veículo oriundo de leilão, quanto a van ficaram totalmente carbonizadas. Ao perceber a gravidade do acidente, o garupeiro - que não se sabe se teria ficado ferido - levantou-se, embarcou na garupa da outra moto e os dois "amigos" da vítima fugiram do local.

A vítima, posteriormente identificada por um irmão como sendo Valdeci Pereira de Lima, 41 anos, morador do bairro Paiol Pequeno, Ibiúna, teve cerca de 60% parte do corpo atingido por queimaduras de 1º  e 2º graus. Ele recebeu atendimento pré-hospitalar pelos socorristas do SAMU Diogo e Alex, conduzido à Santa Casa de Misericórdia de Piedade e seria transferido ao Hospital Regional de Sorocaba. Valdeci estava consciente, porém seu estado clínico era considerado grave. As crianças puderam retornar em segurança para suas casas. Os Soldados R. Oliveira e Teixeira também atuaram na ocorrência. 

Foto: Bom Dia Piedade
Os veículos foram removidos e levados ao pátio de uma empresa de guincho. As autoridades policiais alertam para o risco e irregularidade de se utilizar motos de leilão, já que tais veículos além de serem totalmente ilegais, não oferecem as mínimas condições de segurança para quem nelas trafega. Em hipótese alguma estas motocicletas podem trafegar por ruas e estradas. Deveriam ser utilizadas apenas para a venda em separado de suas peças.

No caso registado hoje, uma tragédia muito pior poderia ter ocorrido, não fossem as ótimas condições de segurança em que as crianças eram transportadas na van escolar e devido à rapidez com o que o condutor do coletivo e a monitora puderam retirar os passageiros.

Posteriormente recebemos a informação de que Valdeci sofreu fratura de fêmur e punho. (Matéria corrigida às 23h28min de terça-feira, 10 de maio).


Moradores da região da Vila Élvio acompanham o trabalho dos Policiais
Militares e dos socorristas no local do acidente
Foto: Cortesia Almir Júnior