sábado, 14 de maio de 2016

Neste domingo (15) Piedade vive a emoção da Copa Paulista de Kart Cross

Piedade sediará mais uma eletrizante disputa de Kart Cross. Neste domingo, 15 de maio, na pista do CTC Laçador no bairro Boa Vista, o público irá curtir os sensacionais pegas proporcionados pelos pilotos vindos de diversas cidades brasileiras. A entrada é franca.

As provas têm início às 11 horas e seguem até às 16 horas e prometem, mais uma vez, fazer o público viver momentos de muita emoção. As corridas fazem parte do calendário da Copa Paulista de de Kart Cross. O município de Piedade já é conhecido como um dos masi importantes no cenário da modalidade no estado de São Paulo e com renome também em todo território nacional. 
Traçado da pista do "CTC O Laçador" exige técnica dos
pilotos e garante emoção a todos
Foto: Arquivo BDP

Por estar situado à margem da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), junto ao quilômetro 116,5 no bairro Boa Vista, o "CTC O Laçador" tem fácil acesso, conta com amplo estacionamento, segurança total, praça de alimentação, banheiros, haverá pula-pula para as crianças e toda infraestrutura apropriada a uma atração esportiva de grande porte. Em geral o público é composto por pessoas vindas de cidades de todo estado de São Paulo, acostumadas aos eletrizantes pegas proporcionados pelo Kart Cross.  O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Transportesde Serviços Públicos.


Emoção garantida aos pilotos e ao público - Definida com muita propriedade como uma categoria do automobilismo segura, acessível e competitiva, o Kart Cross que surgiu na Suécia na década de 1980, difundiu-se por todo continente europeu, a cada dia torna-se mais popular no Brasil, e é considerada uma verdadeira febre mundial.

O número de pilotos - de todas as faixas etárias - aumenta a cada dia, atraindo também cada vez mais pessoas às provas. Este crescente interesse do público - de mil a três mil pessoas por corrida - se dá em razão da emoção para quem assiste os sensacionais 'pegas' e à adrenalina ativada nos competidores, que apesar não serem profissionais levam muito a sério cada etapa que disputam. Uma outra característica interessante das provas de Kart Cross é a reunião das famílias em torno dos circuitos. São pessoas de todas as idades que encontram um ambiente pra lá de agradável, pois a quase totalidade das pistas está num ambiente rural.

Velozes e seguros, os karts levam a sensação
de aventura para quem os dirige e para aqueles
que assistem às provas
Foto: Arquivo BDP
Os monopostos do kart Cross são desenvolvido para competições off-road, ou seja,  disputadas na terra em circuitos fechados com extensão que varia de 680 a 1.500 metros, com características off-road ou "fora da estrada". As provas de Kart Cross são disputadas em dezenas de circuítos pelo país afora, com destaque para os estados de São paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, dentre outros.

Estima-se que hajam mais de cinco mil pilotos de todas as idades. Os karts, que no Brasil em geral têm motor 250 cilindradas,  são concebidos numa armação metálica de alta resistência e baixo peso, estrutura que oferece enorme segurança aos pilotos. O número de acidentes é baixíssimo e nas raras vezes em que ocorrem não causam ferimentos aos competidores. Aliás, os pilotos têm que usar vários equipamentos de segurança, tais como, macacão, capacete, pescoceira, luvas, dentre outros, os quais garantem a integridade física dos competidores.

O baixo custo de aquisição, manutenção e a facilidade no transporte dos karts é outro ponto altamente favorável à prática desta modalidade automobilística.