quinta-feira, 5 de maio de 2016

Prefeita Maria Vicentina entrega nova Central de Videomonitoramento

Maria Vicentina junto aos monitores que exibem as
imagens captadas por 66 câmeras
Foto: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Piedade
Serão 66 câmeras captando imagens em locais estratégicos, melhorando a segurança e auxiliando no combate à criminalidade no município.

A prefeita de Piedade Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), inaugurou nesta quarta-feira, 04, a nova Central de Videomonitoramento do município. Instalada na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), a melhoria vai colaborar de forma significativa no reforço da segurança da cidade e da população. 

O novo sistema está abastecido por imagens captadas por um total de 66 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Piedade. As imagens são captadas com qualidade digital HD e seis dos equipamentos contam com tecnologia que permite uma visão 360º do local onde estão instalados.

Nosso principal objetivo é o de beneficiar o cidadão, trazendo mais um elemento fundamental para a segurança da população. É um importante auxílio que a Prefeitura poderá proporcionar às forças de segurança, em especial no trabalho da nossa Delegacia Municipal", destacou a prefeita. Maria Vicentina acrescentou que o novo sistema possibilitará ainda um apoio no ordenamento do trânsito, assim como à Secretaria de Serviços Públicos e à Defesa Civil, que poderão oferecer respostas mais rápidas e eficientes para a população em situações de emergência.

As câmeras estão instaladas em diversos pontos, como nos acessos ao município, imediações de agências bancárias e pontos de circulação de grande número de pessoas e veículos. Há câmeras na Santa Casa de Misericórdia, Rodoviária, Ambulatório Médico e Odontológico Municipal, Secretaria de Educação, Praça da Matriz, próximas às instituições de ensino, Calçadão, Mercado Municipal, Prefeitura, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Capela do Jacueiro, Praça da Bandeira, almoxarifado, Garagem Municipal, palco de festividades da Vila Maria, Parque Ecológico, pista de skate, Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva, entre outros pontos.

Segundo o comandante da GCM, Julio César Dias Vieira, “o novo sistema de videomonitoramento já vinha funcionando experimentalmente há cerca de trinta dias. Nesse período pudemos efetuar ajustes para a execução definitiva. A qualidade das câmeras favorece a identificação nítida em até 40 metros, facilitando, por exemplo, a apuração de ocorrências”, explica o comandante.

As imagens são captadas 24 horas por dia e transmitidas em tempo real para a Central de Videomonitoramento, na sede da GCM. Ali, guardas e vigilantes acompanham em monitores toda a movimentação, sendo um quadro composto por 16 câmeras fixas, totalizando 48 imagens simultâneas e mais um mosaico para visualização das câmeras speed dome (360º). As imagens captadas ficam armazenadas pelo período de 180 dias. 

O ato de entrega da nova Central de Videomonitoramento de Piedade contou com a presença do delegado de polícia de Piedade, Oscar Garcia Machado Júnior; do comandante da GCM, Julio Cesar Dias Vieira; do presidente do conselho de segurança municipal, Paulo Sérgio Bonilha Homrich; do vereador Nelson Prestes de Oliveira;  do Capitão da 2ª Cia do 40º batalhão da Polícia Militar, Clayton Leite dos Santos, do sargento José Fabiano da Silva, comandante do pelotão de Piedade; além do presidente da Alphagama Vigilância (empresa responsável pela instalação das câmeras) Leão Ferreira.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade