sábado, 11 de junho de 2016

'Chupa-cabras' apreendidos na agência da Caixa Federal de Piedade

Terminais de auto-atendimento interditados até a
retiradas dos 'pescadores' de envelopes
Foto: Bom Dia Piedade
Dois dispositivos conhecidos como 'chupa-cabra' ou 'pescador' foram apreendidos na tarde deste sábado (11) na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Piedade, após a Polícia Militar ser acionada por clientes. Duas pessoas teriam efetuado depósito nas máquinas adulteradas.


A constatação da existência dos 'pescadores' se deu por volta do meio-dia por parte de clientes que suspeitaram da aparência do compartimento de entrada dos envelopes com depósitos em dois terminais de auto-atendimento da agência da CEF à rua Cônego José Rodrigues de Oliveira, centro.

O dispositivo colocado dentro do
compartimento de entrada dos
envelopes é quase imperceptível

Foto: Bom Dia Piedade
A Polícia Militar foi acionada, os Soldados Edilberto e Alexandre compareceram à agência e confirmaram que havia algo errado nos dois caixas eletrônicos, os quais foram temporariamente isolados e preservados até a chegada de funcionários da empresa que presta serviço de segurança da instituição bancária estatal. O Cabo Ribeiro da Polícia Militar entrou em contato com a Polícia Federal e recebeu as orientações quanto aos procedimentos a serem efetuados. Dois clientes reclamavam que tinham feito depósitos naqueles caixas e as operações não constavam de seus extratos. 

Simples, os 'equipmaneots' retémos depósitos
Foto: Bom Dia Piedade

Os 'pescadores' - dispositivos rudimentares constituídos por chapa de metal flexível revestida com fita duplas face e com um fio dental - foram retirados entregues à responsabilidade de representantes da empresa de segurança. Dois envelopes com depósitos em dinheiro (cujos valores não foram informados) ficaram retidos no interior do terminal, porém, as transações não foram sacramentadas. Posteriormente  funcionários da CEF deverão confirmar se os envelopes estão dentro das máquinas e então retirá-los. Caso tenham sido resgatado pelo meliante que os instalou o banco se responsabiliza pelo suposto prejuízo dos clientes. 

Na próxima segunda-feira a gerência da agência deverá prestar queixa de fraude junto à Delegacia de Polícia Federal de Sorocaba e entregar os dispositivos. O sistema de auto-atendimento da agência funciona normalmente.

A pesca - Os marginais que atuam com este tipo de fraude aguardam um cliente efetuar um depósito e depois que deixam a agência o ladrão, que está na espreita esperando, retira o valor retido.