segunda-feira, 27 de junho de 2016

Projeto levará energia elétrica para famílias do Rio do Peixe, região da Cachoeira da Fumaça

Prefeita Maria Vicentina,
EduardoZornoff da Elektro
e Alexandre Marques
Fundação Florestal
Foto: Assessoria / PMP
Piedade servirá de modelo para outras regiões do Estado em projetos de eletrificação dentro de Unidades de Conservação.

O simples gesto de apagar ou acender uma lâmpada, de tomar um banho quente de chuveiro ou de assistir televisão passará, em breve, a fazer parte do cotidiano das dezoito famílias piedadenses - aproximadamente setenta pessoas - moradoras do bairro Rio do Peixe, conhecido também como Cachoeira da Fumaça. Com muitas residências localizadas em uma Unidade de Conservação Ambiental, dentro do Parque Estadual do Jurupará, há décadas aquela comunidade espera pelo benefício da eletricidade. 

Agora, um projeto da Prefeitura de Piedade em parceria com a Elektro e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, vai garantir a extensão da rede de energia, beneficiando diretamente aquela comunidade. A previsão é que as obras tenham início já em 2017 e o projeto será modelo para diversas outras localidades do Estado onde exista situação similar, ou seja, de conciliação dos interesses da comunidade com os ambientais.

A prefeita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), recebeu em seu gabinete, representantes da Elektro e da Fundação Florestal para tratar dessa questão. "Piedade está sendo pioneira dentro do Estado neste projeto. É um assunto que foi tratado em conjunto com técnicos e especialistas na área. É uma alegria saber que vamos conseguir, finalmente, levar mais qualidade de vida para aquela comunidade, respeitando e garantindo todas as exigências e diretos ambientais", destaca a prefeita. Uma reunião será marcada com os moradores do bairro para prestar todos os esclarecimentos relativos ao projeto que levará, finalmente, o benefício da eletrificação ao local.

A perspectiva de implantação do benefício foi aprovada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente a partir de ajustes ao projeto que previu uma redução de 60% no desmatamento do local por onde a rede será estendida. De acordo com a Elektro, serão implantados sete quilômetros de rede, sustentada por 115 postes e instalados oito transformadores de energia. “Inicialmente, atenderemos a região com maior número de famílias. A segunda fase já está em estudo”, afirma Eduardo Zornoff, especialista institucional da Elektro.

Aprovação da Fundação Florestal

Os técnicos da Fundação Florestal que levaram à prefeita Maria Vicentina a notícia da aprovação do projeto disseram que "uma análise minuciosa foi feita e conseguiu-se reduzir o desmatamento, já que trata-se de uma importante unidade de conservação". Segundo eles, a presença do Parque Estadual do Jurupará traz uma série de benefícios indiretos aos moradores e isso também foi garantido no trabalho. "O projeto que está sendo aplicado em Piedade será levado como modelo para diversas outras localidades do Estado”, afirma Alexandre Marques, analista de recursos ambientais da Fundação Florestal.

Além da prefeita Maria Vicentina, dos representantes da Elektro e da Fundação Florestal, participaram do encontro na Prefeitura o diretor municipal de agricultura e abastecimento, Osmar Borzacchini e a coordenadora municipal de meio ambiente, Fabiana da Silva Soares.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade