segunda-feira, 11 de julho de 2016

Deputado Edmir Chedid (DEM) entrega Projeto de Lei que classifica Piedade como Município de Interesse Turístico à Prefeita Maria Vicentina

Vide-prefeito Renaldo Correia, Deputaod Edmir Chedid,
Prefeita Maria  Vicentina, Diretor de Gabinete
Sérgio Murakawa e coordenador Manoel Júlio da Costa
Foto: Assessoria PMP
A prefeita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), recebeu, das mãos do deputado estadual Edmir Chedid (DEM), o projeto de Lei (469/2016) que propõe que o município seja classificado como de Interesse Turístico. O projeto foi protocolado junto ao Gabinete do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.


Nossa cidade conta com as condições necessárias para conquistar este título. Caso o projeto seja aprovado, contaremos com mais recursos para investimentos e geração de empregos em Piedade no segmento turístico”, afirma a prefeita.  O encontro com o deputado aconteceu na última quarta-feira (6), no gabinete do parlamentar. Maria Vicentina esteve acompanhada do vice-prefeito, Renaldo Corrêa da Silva e do diretor de gabinete, Sergio Murakawa.

No total, o Estado selecionará 140 municípios que passarão a contar com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) para investimentos no turismo local.  Para participar desta seleção, o Município precisa atender requisitos como: elaborar um Plano Diretor de Turismo, ter atrativos turísticos com acessos adequados, manter um Conselho Municipal de Turismo, oferecer serviço médico emergencial; meios de hospedagem; serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação turística, entre outros.

Para a Chefe do Executivo de Piedade, o Município encaminhou todas as demandas e está trabalhando intensamente para estar entre os selecionados: “nosso Plano Diretor de Turismo foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal e pela população, em Audiência Pública. O encaminhamento deste material pelo deputado Edmir Chedid foi fundamental para o andamento do processo. A aprovação pode trazer inúmeras vantagens para Piedade em termos de infraestrutura, com reflexo direto na qualidade de vida da população”, afirma. Maria Vicentina destaca também que o Plano Diretor de Turismo estabelece metas e diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável do setor em Piedade, prevendo ações de curto, médio e longo prazos a serem implantadas pela gestão municipal.

O deputado estadual Edmir Chedid destaca, em seu projeto de lei, que Piedade almeja a denominação em face dos inúmeros atrativos locais oferecidos aos visitantes. No documento, também é contada a história da cidade, mencionadas algumas festas e comemorações tradicionais, além dos comércios e empreendimentos que acolhem diversos turistas. 

Conforme a Secretaria Estadual de Turismo, o critério para classificação será de ordem técnica. Os projetos serão avaliados por uma comissão de turismólogos que emitirá um laudo certificado pela própria Secretaria. Ainda segundo informações, depois de três anos, as cidades de interesse turístico melhor avaliadas poderão subir de posto e ganhar o título de “Estância Turística”, assim, terão o direito de receber mais repasses do Governo do Estado.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade