sábado, 27 de agosto de 2016

Ação da GCM e de cidadãos salvam coruja enroscada em linha com cerol

GCM Renato segura com todo cuidado a coruja
após resgatá-la
Foto: GCM divulgação
Uma coruja foi salva graças a ajuda de um cidadão e à ação de Guardas Civis Municipais. A ave ficou presa em meio a linha com cerol e foi resgatada na manhã deste sábado (27), no Parque da Torre.

Na manhã deste sábado a Guarda Civil Municipal (GCM foi acionada por pessoas que viram uma coruja enroscada numa linha em uma árvore junto à Escola Municipal de Educação Infantil (Parquinho) "Antonio Rolim da Silva", Parque da Torre. 


Ave ficou com a asa presa à linha
cortante

Foto: GCM divulgação
Os GCMs Renato e Nunes se dirigiram ao local, estudaram a situação e contaram com a preciosa ajuda do operador de máquinas Vander Luíz, que cedeu um caminhão dotado com equipamento conhecido como 'munck'. Por volta das 8h40min o GCM Renato foi içado pelo  braço mecânico à altura da coruja e após conseguir desvencilhar a assustada ave silvestre da linha cortante, pode trazê-la ao solo e após uma breve avaliação, a coruja que havia sofrido um pequeno ferimento na ponta de uma das asas, foi solta e pode voltar à sua via normal.



A condenável ação dos idiotas que usam cerol e a cidadania de quem salva vidas

O difícil trabalho de retirar o agitado animal
Foto: GCM divulgação
Havemos de parabenizar as pessoas que ajudaram neste desfecho favorável, tanto àqueles que pediram ajuda, quanto os GCMs Nunes e Renato e o cidadão Vander Luiz que disponibilizou e operou o equipamento que possibilitou a retirada da ave presa em meio à criminosa lina com cerol. 

A se repreender os imbecis que utiliza este tipo de material, a maldita linha com cola e vidro picado, o famigerado e criminoso cerol em suas pipas, que além de colocar a vida de humanos em risco, sejam motociclistas e ciclistas, e ainda causam danos,  a inocentes animais e aves silvestres.
Equipamento disponibilizado por um cidadão foi
imprescindível para o sucesso da ação da GCM 
Foto: GCM divulgação

A Lei Municipal 4.200 de 14 de setembro de 2011 prevê aplicação de multa de R$ 1.000 para quem for pego utilizando linha de pipas com cerol. No caso de menores de idade flagrados com este tipo de material a multa será aplicada aos pais. Se ficar comprovado que uma linha com cerol causou ferimentos ou ate´mesmo a morte de uma pessoa, o autor de tal ação poderá responder por crime lesão corporal ou até mesmo de homicídio.