JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Noite do Rock promovida pela Prefeitura vira documentário independente


Exibição acontece neste sábado (27), às 18h, na Casa da Cultura “Paulo de Andrade”


A primeira edição da Noite do Rock, promovida de forma pioneira pela Prefeitura de Piedade no aniversário de 175 anos do Município, em maio de 2015, na 15ª Festa do Kaki Fuyu, foi o tema do documentário independente “18 de Maio de 2015 – A História da Noite do Rock em Piedade”, produzido por um piedadense amante do heavy metal.

É muito comum que shows gratuitos em cidades com o perfil interiorano promovam atrações musicais que agradem um público maior, como o sertanejo, por exemplo. A iniciativa desta administração municipal em apoiar uma noite dedicada exclusivamente ao rock deu tão certo que, além da viabilização da segunda edição em 2016, resolvemos eternizar a história em forma de documentário independente, contando com depoimentos dos próprios músicos que fizeram da Noite do Rock um momento único na história de Piedade”, afirma Caio Martori, responsável pelo projeto.

Com 30 minutos de duração, o resultado final de uma produção que durou aproximadamente um mês, terá exibição gratuita neste sábado, 27/08, às 18h, na Casa da Cultura Paulo de Andrade, com apresentação das cinco bandas que tocaram no dia do evento (e mais uma banda convidada, Soul Harvest) - Hard Rockers, Rota Ventura, Dead Crush, Sabbra Cadabra e The Prisoners. Estes foram os grupos que animaram a noite antes da apresentação principal que mobilizou não só os piedadenses para sair de casa, mas também visitantes de municípios distantes e até mesmo de outros Estados brasileiros para prestigiar o show da turnê comemorativa “30th Anniversary Tour”, de Andre Matos, ex-vocalista das bandas Shaman, Viper e Angra e um dos maiores nomes do heavy metal nacional.

Um dos músicos piedadenses que subiu no palco na Noite do Rock, Sidney Chainsaw, guitarrista da banda Dead Crush, contou sobre a experiência do que ele intitulou de uma noite inesquecível. “Foi uma experiência sensacional, não só para aqueles que fizeram parte das apresentações, mas também, para o cenário rock/metal de Piedade e região. O documentário desta noite é um importante registro para a divulgação da cidade como incentivadora de seus artistas locais, foi assim que nós, músicos e piedadenses, nos sentimos”, diz.

O vocalista da banda Sabbra Cadabra, André Camargo, morador da cidade vizinha de Ibiúna, contou como foi a experiência: “nesses vinte anos que tenho na música, posso afirmar que Piedade é uma das únicas cidades da região em que o rock é valorizado”, afirma. Segundo ele, a banda, que faz cover do Black Sabbath, teve o ponto alto já na primeira música: “Abrimos com War Pigs e, em um dado momento, não dava para ouvir a minha voz de tão presente que estava a voz do público. Foi emocionante”, conta. 

Para o diretor municipal de cultura, Fernando Maciel, a Noite do Rock representou um papel fundamental no incentivo aos artistas locais e regionais: “O público deste estilo musical é diferenciado, eles realmente são fãs, acompanham o trabalho do artista e o seguem pelas cidades da região e, alguns, até fora do estado. A iniciativa da gestão municipal ofereceu às bandas uma oportunidade única de divulgar seus trabalhos com uma estrutura profissional e, claro, fazer história ao lado de um dos maiores nomes do heavy metal mundial, Andre Matos”, afirma.

A segunda edição da Noite do Rock aconteceu no aniversário de 176 anos de Piedade, com show principal da consagrada banda de heavy metal Angra, contando com a abertura de mais cinco outros grupos da região: Nefasto, Charlie´s Monkey, Refuge, Dragon Ring e BlackBurn. A exibição do documentário é aberta ao público, na Casa da Cultura, localizada no seguinte endereço: Praça da Bandeira, 133, Centro.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade