sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Prefeitura realiza castração gratuita de cães e gatos de famílias de baixa renda

Campanha castrará animais de estimação de
famílias de baixa renda
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
A Secretaria de Saúde de Piedade está realizando o cadastro de famílias de baixa renda interessadas em fazer a castração gratuita de seus cães e gatos. “A medida busca o controle população canina e felina de nossa cidade. Vale também ressaltar que, durante o procedimento, os animais recebem microchips que armazenam informações com seus dados e procedência”, explica Marli Rodrigues de Oliveira Raymundo, secretária municipal de saúde.


Segundo estudo científico do Instituto Pasteur, entidade ligada à Secretaria da Saúde do Governo do estado de São Paulo, em 2013, quando foi feito o último levantamento, a população canina de Piedade era de 10.913 e a felina de 1.958. Por isso, para a Secretária de Saúde, o Programa de Castração Municipal é fundamental para controlar o crescimento ordenado desta população específica. Desde maio, quando foi firmado um novo contrato para a continuidade da ação, pelo menos 100 cirurgias já foram realizadas.


Os interessados em se beneficiar da castração gratuita de seus animais devem se dirigir ao Setor de Vigilância Sanitária Municipal, localizado no Ambulatório Médico e Odontológico Municipal de Piedade (AMOMP), munidos de RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda. Será realizada uma entrevista de avaliação socioeconômica, com assistente social, para verificar se o requerente se enquadra no perfil daqueles que têm direito ao serviço de forma gratuita.

Um dos gatos castrados em campanha anterior
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
Em caso de aprovação, o munícipe deve aguardar uma ligação do setor de Vigilância Sanitária indicando a data e o horário em que deverá comparecer novamente ao setor acompanhado do animal que será encaminhado ao canil municipal permanecendo por um período de sete dias. “Depois da cirurgia, o dono recebe a informação para a data e horário de retirada do animal. Durante todo o procedimento, os tutores são orientados sobre o pré e pós operatório. Após a cirurgia, o animal é liberado para retornar ao lar”, explica Marli.

A secretária esclarece que apenas um animal de cada espécie será castrado por vez.  “A família que têm dois ou mais animais da mesma espécie e que deseja realizar a castração gratuita deverá iniciar e finalizar o processo de castração de um animal, para depois dar entrada em novo processo de castração de outro animal de mesma espécie, e assim, continuadamente”, explica Marli.

Outras informações podem ser obtidas no telefone: (15) 3244-1228. A Vigilância Sanitária está localizada na Via Antonio Leite de Oliveira, 100, Paulas e Mendes. O horário de atendimento específico para o cadastro é das 10h às 14h, todas as segundas-feiras.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade