JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Estudantes participam da Semana de Limpeza do Rio Pirapora

Estudantes retiram materiais às
margens do Rio Pirapora
Foto: PMP
Conscientização é um dos objetivos centrais do projeto promovido pela Coordenadoria de Meio Ambiente. Estudantes das escolas estaduais Professora Theodora de Camargo Ayres, Professora Maria Paula Ramalho Paes e Escola Técnica de Piedade (ETEC), participaram da Semana de Limpeza das margens do Rio Pirapora, entre os dias 13 a 15 de setembro.

O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da conservação dos recursos hídricos, apresentar como são os processos de reciclagem, de forma que eles entendam que essas e outras práticas contribuem diretamente com o meio ambiente”, afirma Fabiana Soares, responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente Municipal.

Alunos da ETEC particpam pela segunda vez da ação
ambiental

Foto: PMP
A Companhia Artística Semeando Encanto também participou do projeto, com oficinas nas salas de aula: “usamos a arte para ensinar a educação ambiental. Queremos conscientizar sobre a reutilização e sobre o consumo responsável. Realizamos uma ação pontual, que acaba se tornando um processo a longo prazo, já que incentivamos os alunos a conscientizar o máximo de pessoas a sua volta”, afirma Melina Branco, uma das artistas do grupo.

Participando pelo segundo ano da ação, a ETEC levou 30 alunos para discutir sobre alternativas para contribuir com a limpeza durante todo o ano. “Essa semana contribui muito para conservar nosso rio Pirapora limpo. Os alunos aprendem na prática, o que acaba refletindo na formação de consumidores responsáveis, uma vez que, após o consumo de um produto, é preciso pensar no destino correto para que não acabe jogado na rua e até mesmo no próprio rio”, afirma Filipe Toledo, coordenador pedagógico.

Todo o material coletado foi destinado à Cooperativa de Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade (COTMAP). O projeto Semana de Limpeza das margens do Rio Pirapora atende a Lei Municipal nº 4.024 e é uma ação promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente.