segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Piedade é destaque, de novo, na avaliação do IDEB

Ideb de Piedade ficou 10% acima
da meta nacional para 2021
ao atingir a nota 6,6 em 2015

Foto: PMP
Investimentos da Prefeitura na Educação contribuem para o município superar metas dos governos Federal e Estadual. Média chega a 6,6, que é meta do Município apenas para 2021.

A rede municipal de ensino de Piedade superou, mais uma vez, a meta proposta pelo Governo Federal na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados são relativos a 2015, e apontam os resultados obtidos pelos alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental. Piedade obteve média 6,6. A média geral do Brasil nos anos iniciais foi de 5,5 e a de São Paulo, 6,4 também na primeira etapa de ensino. A meta geral do Governo Federal para 2015 era atingir média de 5,2 nos anos iniciais, enquanto São Paulo tinha como meta, a média 5,8 também no primeiro ciclo do fundamental. Para se ter uma ideia do significado da média obtida por Piedade, a meta projetada pelo Brasil é atingir 6,0 (inferior à de Piedade) somente em 2021.

Criado em 2007, o IDEB mede a qualidade do aprendizado em nível nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino no país. Os dados relativos a 2015, que colocaram Piedade em destaque, foram divulgados no dia 08/09, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.

Para a prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), o resultado é fruto do trabalho intenso e planejado: "Estamos muito felizes. Pessoalmente eu, como professora, me sinto orgulhosa de que esta marca tão significativa tenha sido alcançada em nossa gestão. A cada semestre aplicamos nossa avaliação própria da rede municipal e, a partir dos resultados, focamos nosso trabalho naquilo que é preciso avançar. Nos três meses que antecederam a Prova Brasil, a Secretaria de Educação também desenvolveu um trabalho específico com os educadores com uma formação continuada sobre o IDEB, visitas da equipe pedagógica em todas as unidades e simulados aplicados aos alunos. Todo esse cuidado refletiu no resultado altamente positivo, superando a meta proposta pelo Governo Federal", disse.

Para o secretário de educação, cultura, esporte e lazer, Caio Martori, os investimentos na educação foram diretamente responsáveis pelo resultado expressivo: “Em 2013, nós já havíamos superado a meta projetada, alcançando o índice de 5.8, mas sabíamos que muito ainda tinha que ser feito pela educação de nossos alunos. Com muito planejamento, investimos no estudante e no professor. Promovemos formação continuada aos professores, criamos uma avaliação específica do município, reformamos e ampliamos unidades, investimos na contratação de monitores de sala de aula e monitores do transporte escolar e, ainda, fiscalizamos intensamente a merenda. Essas ações com certeza contribuíram para que nós subíssemos 0,8 pontos, em uma das avaliações de ensino mais importantes da educação brasileira”, afirma Caio.

A avaliação completa das escolas está disponível para consulta no site do IDEB: http://ideb.inep.gov.br/.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade