segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Prefeitura entrega pavimentação da Avenida Jacob Hess

Equipes da empreiteira contratada finalizaram a 
pavimentação na sexta-feira (16)
Foto: PMP
Para concluir os trabalhos, foi necessário vencer etapas previstas em Lei. Moradores comemoraram término do serviço e asfalto novo e de qualidade na porta de casa.


Os moradores da Avenida Jacob Hess, do bairro Cotianos, comemoraram na última sexta-feira, 16, a conclusão das obras de pavimentação de um trecho de 200 metros daquela via. Os serviços foram executados pela empresa Julio & Julio, contratada pela Prefeitura após um longo processo legal que precisou ser cumprido pelo município para poder, enfim, entregar a obra aos moradores. 

O trabalho de preparação do solo ao longo dos últimos dias e a chegada das máquinas que fazem a aplicação final do asfalto foram acompanhados pelos moradores, que deixam para trás os transtornos causados pelo barro em dias de chuvas, e pela poeira em dias secos.

Foto: PMP
De acordo com a prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), a liberação dos recursos para a implantação do asfalto aconteceu mediante financiamento assinado por ela em nome da Prefeitura. "Não descansamos enquanto não concluímos as desgastantes e demoradas negociações, licitações desertas e até mesmo providências jurídicas com outras empresas que estavam envolvidas com esta obra", diz a prefeita. Ela lembra da reunião com os moradores ocorrida em maio deste ano, por iniciativa da própria Prefeitura para esclarecer tudo o que estava acontecendo com o processo e explicar o porquê do retardo em uma solução definitiva para o caso. "Chamamos os moradores para uma reunião no bairro e naquele dia assumimos o compromisso de chegar uma solução. Apesar dos contratempos, depois de muito esforço, nós conseguimos cumprir com este compromisso", disse a prefeita, que se mostrou grata com a compreensão demonstrada pela maioria dos moradores.

Elizete Maria, moradora da Avenida Jacob Hess há 23 anos, acompanhava do portão de sua casa o movimento das máquinas: “Acabamos de ganhar na loteria. A sensação é de felicidade e vitória. Nossos problemas estão resolvidos. Temos muito o que comemorar”, disse. Algumas casas adiante, o morador Valdir disse que acompanhou o dia a dia da obra, desde que ela foi retomada, inclusive conversando com a equipe que trabalhava no local: “Desta vez dá pra ver que é um serviço bem feito, de qualidade. Os trabalhadores são rigorosos e medem a espessura do asfalto, fizeram todo um preparo da base antes. Agora, sim!”, comemorou.

Atender o que está previsto na Lei

Na reunião ocorrida em maio com os moradores, para explicar o que estava dificultando a conclusão definitiva da pavimentação, a Secretaria de Obras fez uma apresentação técnica da obra, que foi dividida em dois contratos. Duas empresas venceram a licitação, cabendo a cada uma, o serviço em determinado trecho da avenida. A empresa A.Fernandez ficaria responsável pelo 2º setor até a Rua Eurico Vieira, enquanto à Betonetec caberia a pavimentação de 200 metros da avenida, a partir da ponte principal.

Na época, segundo a secretária de Obras, Carla Roberta Abreu Nicolau, em 2011, um engenheiro da Prefeitura de Piedade fez o projeto da obra que, depois de aprovado, teve a primeira parcela do dinheiro necessário à sua execução liberado pela Caixa Econômica Federal, no início de 2013.

No transcorrer da obra, a Prefeitura detectou que a A.Fernandes prestava os serviços de forma irregular e não contínua, como previsto em contrato. A empreiteira foi notificada e a Prefeitura exigiu que os serviços fossem refeitos com a qualidade e critérios técnicos exigidos em contrato. Os pagamentos passaram a ser liberados apenas após a conclusão das etapas.

A outra empresa vencedora da licitação, a Betonetec também apresentou problemas, entrou em processo de falência e abandonou a obra. O contrato com essa empreiteira foi rescindido pela Prefeitura que, depois disso, realizou duas licitações sem que aparecesse qualquer empresa interessada em participar. Todas essas etapas legais tiveram que ser cumpridas para que, enfim, a Prefeitura pudesse contratar outra empresa para refazer, de forma adequada, todo o serviço que foi entregue nesta sexta-feira aos moradores.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade