quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Prefeitura, GCM e PM atuam na Semana Nacional de Trânsito


Guardas Municipais e agentes de trânsito -
palestras nas escolas

Foto: PMP
Crianças da rede municipal de ensino estão produzindo trabalhos sobre segurança no trânsito - Policiais Militares orientam motoristas e motociclistas sobre os cuidados no trânsito.

A Prefeitura de Piedade, entre os dias 19 e 27 de setembro, realiza a Semana Nacional do Trânsito “Eu sou +1 por um trânsito + seguro” que, neste ano, envolve cerca de 230 crianças do quinto ano de seis escolas da rede municipal de ensino, dos bairros Corrêas, Vila Élvio, Vila Moraes, Garcias, Cotianos e Paulas e Mendes.

O projeto consiste em um ciclo de palestras educativas ministradas pelos guardas civis municipais Thais de Oliveira, Vanderson Paes, Renato Vieira e pelo colaborador do trânsito Eduardo Alves. Os alunos começaram a ter aulas de educação no trânsito com as professoras responsáveis pelas turmas e a desenvolver cartazes sobre o tema do projeto no começo de setembro. Os melhores cartazes de cada escola estão sendo escolhidos pelas professoras e premiados no dia da palestra. 

"Um dos nossos objetivos é que as crianças levem os conhecimentos adquiridos para dentro de casa, conversando com seus pais ou responsáveis e atuando também como agentes fiscalizadores", afirma Tarcísio Nunes Coelho Junior, da secretaria responsável pelo trânsito municipal.

Para o guarda civil Renato Vieira, os alunos entendem a mensagem de forma fácil, pois os slides mostram situações comuns na convivência do trânsito: “Preparamos um material de fácil compreensão. Nos exemplos, eles mesmos apontam se a prática está ou não certa, como o uso do cinto de segurança ou capacete, atravessar na faixa de pedestre, mexer no celular enquanto dirige e diversos outros exemplos que eles vivenciam, mesmo ainda não tendo a Carteira Nacional de Habilitação”, afirma.

O secretário de educação, Caio Martori, explicou que esta ação está ocorrendo desde 2014, com o propósito de transmitir a educação no trânsito já na infância. “As crianças são a melhor fonte para alertar os pais na direção. Adquirindo conhecimentos sobre prevenção já nesta fase, com certeza serão motoristas conscientes no futuro. Em 2016, encerramos o ciclo de escolas que participaram da Semana Nacional de Trânsito, com isso, estamos orgulhosos em afirmar que todas as unidades municipais participaram deste projeto”, afirma.


Carla Leandra Rodrigues, mãe da pequena Karoline Rodrigues Leal, disse que está orgulhosa de ser chamada na escola para ver de perto o destaque da filha. A pequena, de apenas 10 anos, deu lições importantes para um trânsito mais seguro: “Para fazer esse cartaz eu pensei que precisamos respeitar os cadeirantes para atravessar, assim como os pedestres. Também quis mostrar que nós, crianças, devemos sempre ficar no banco de trás do carro e usando o cinto de segurança. Se meu pai não usar o cinto eu vou falar pra ele colocar”, disse Karoline, estudante da Escola Municipal Professora Silvia Camargo Baldy, unidade em que os professores montaram um circuito de formação de condutores, com direito a pista, placa de sinalização, vagas de idosos e deficientes, semáforos e agentes de trânsito.

A ação é promovida de forma conjunta entre a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Secretaria de Educação, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Associação Cultural e Industrial de Piedade (ACIP).

Polícia Militar pela segurança no trânsito - Na terça-feira, 20, Policiais Militares efetuaram intervenções junto a motociclistas nas ruas da cidade, ocasião em que foram distribuídos panfletos com orientações quanto às posturar adequadas à manutenção da segurança enquanto trafegam por ruas e estradas. 








Panfletos distribuídos pela Polícia Militar com orientações de segurança aos motociclistas: