segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Terapia Ocupacional e suas inúmeras aplicações para pessoas de todas idades

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, com forte inserção na reabilitação, assistência social e da educação. Busca desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas, de qualquer idade, que tenham seu desempenho ou sua convivência afetada por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social. Ou seja, uma ação profissional das mais importantes que apresenta inúmeras possibilidades que permitem levar qualidade à vida de homens, mulheres e crianças, em diversas situações.

Segundo a terapeuta ocupacional Dra. Priscila de Souza Lepre, tem ampliado a atuação dos profissionais com ênfase em questões de caráter social e educacional, seja na prevenção de questões que possam interferir no bom desempenho escolar, social e até mesmo familiar. 

O desenvolvimento de uma criança, por exemplo, pode apresentar dificuldades motoras, como pegar objetos. É possível minimizar deficiências ou, por outro lado acelerar o desenvolvimento de habilidades, com a ajuda do terapeuta ocupacional. É o caso daqueles que tiveram falta de oxigênio no momento do parto, que devido às possíveis dificuldades, precisam do terapeuta ocupacional e também de profissionais de outras áreas. 

Dra. Priscila tem seu trabalho mais voltado às questões neurológicas e ortopédicas que afetam seus clientes, como: AVC (acidente vascular cerebral), envenenamentos, traumatismo craniano, lesões causadas por acidentes automobilísticos, lesão do plexo braquial, doenças degenerativas, lesões ocupacionais - como a LER (lesão por esforço repetitivo), perda da função das mãos, depressão, dentre tantas outras implicações físicas que afetem vida das pessoas. 

"No consultório buscamos estabelecer metas com o cliente, para que busquemos desenvolver ou adequar suas habilidades a fim de que ele adquira o máximo de autonomia e independência", esclarece a Dra. Priscila de Souza Lepre, "procuramos proporcionar a capacidade da pessoa fazer por conta própria, potencializar as habilidades que estejam suprimidas ou prejudicadas".

O consultório da Dra. Priscila de Souza Lepre fica à rua Tenente Demétrio Machado nº 5, centro, Piedade.