sábado, 15 de outubro de 2016

GCMs e estudante de veterinária resgatam de filhotes de gambás vítimas de queimadas

Instinto defensivo dos pequeninos animais silvestres
mostra o quanto são indefesas estas criaturas
Foto: Facebook Lúbia Andrade
As consequências das absurdas e criminosas queimadas afetam a vida das pessoas e dos animais. Nas últimas semanas sete filhotes de gambás foram resgatados pela Guarda Civil Municipal (GCM) com auxílio de uma estudante de veterinária, que vem tratando dessas pequenas e indefesas criaturas.

Segundo a estudante  Lúbia Andrea, esta é uma época onde o aparecimento de gambás é comum, "pois, é época de reprodução desses bichinhos. As mamães gambás carregam seus filhotes no dorso e isso às deixam mais lenta e acabam sendo atropeladas ao fugir dos locais onde ocorrem queimadas." 


Gambazinhos aninhados em 
ninho improvisado
Foto: Facebook Lúbia Andrade
A jovem está cuidando de sete filhotes, crias de três mães diferentes que morreram atropeladas em vias públicas situadas próximo a locais onde foram registradas queimadas na vegetação seca. 

Lubia faz um apelo em sua página pessoal do Facebook: "Gostaria de pedir a ajuda de vocês, cidadãos de Piedade (e até mesmo de outros lugares), para que não maltratem esses animais quando os virem atravessando algum lugar (quintais, ruas, etc), eles não fazem mal à ninguém, e a mamãe gambá só está à procura de alimentos. E pedir que tomem cuidado nas ruas e rodovias, porque é onde mais acontecem acidentes e os bebês ficam órfãos", e ela brinca ao afirmar, "eles não cheiram mal como muitos pensam."

De acordo com a estudante, estes filhotes não poderão ser devolvidos à natureza, pois não irão sobreviver, "A maioria é recém nascido e dependem totalmente de cuidados especiais. E mesmo quando forem adultos, não vão saber procurar alimentos, então todos eles já estão pré adotados" relata Lúbia.

A foto abaixo representa todos os GCMs e outros cidadãos que estão trabalhando para que esses animais possam viver. "Deixo minha gratidão pelos esforços", agradece a jovem cidadã. Um filhote de veado também foi resgatado pela GCM numa vicinal do município recentemente.

GCM Santos e a estudante Lubia Andrade com os 
 filhotes de gambás
Foto: Facebook Lúbia Andrade