JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Radares e lombadas eletrônicas começam a operar em fase de testes

Ainda não há uma data para que os radares e lombada eletrônicos entrem em operação definitiva e para que sejam espedidas multas para quem ultrapassar a velocidade nos locais com radares.

Já estão operando, em fase de testes, os radares e lombada eletrônica instalados nas vias Saladino de Araújo Leite, Capitão Moraes, Antônio Leite de Oliveira e Avenida Raymundo Nonato Leite. Nesta fase ainda não estão sendo expedidas multas aos motoristas que estiverem em excesso de velocidade. 

Os limites de velocidade estabelecidos para cada via são pautados pelo Código Brasileiro de Trânsito: 
  •  Saladino de Araújo Leite – 50 km/h;
  •  Capitão Moraes – 40 km/h;
  •  Antônio Leite de Oliveira – 60 km/h;
  •  Raymundo Nonato Leite – 40 km/h.


Outros equipamentos disciplinadores do tráfego como semáforos, reforço de sinalização horizontal e vertical também estão sendo viabilizados na cidade e fazem parte do convênio de R$ 513.031,00, assinado em fevereiro entre a Prefeitura e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), originado do Programa do Movimento Paulista de Segurança do Trânsito. O objetivo do Programa é reduzir à metade o número de mortes no trânsito do Estado até 2020.

Segundo a Diretoria de Trânsito Municipal, ainda é necessário realizar medições de envio e recebimento de dados e, até o momento, não há uma definição sobre quando os equipamentos disciplinadores de velocidade entrarão em funcionamento efetivo - a Prefeitura ressalta que fará a divulgação prévia assim que a data for estabelecida. “Ainda assim, é importante que todos respeitem o limite de velocidade permitido para as vias. O objetivo principal é preservar vidas, pois os locais apresentam índices de acidentes, inclusive fatais em alguns pontos”, afirma representante da pasta.

Semáforos - Os cruzamentos das Ruas General Valdomiro de Lima com Araújo Leite; Rua Capitão Moraes com a General Valdomiro de Lima e Rua 9 de Julho; e Rua Francisco Antônio Correa (Parque da Torre) com a Capitão Moraes, ganharão conjuntos semafóricos para disciplinar e orientar o trânsito. As ruas Saladino de Araújo Leite, Capitão Moraes e Via Antônio Leite de Oliveira contarão com dispositivos de controle de velocidade, enquanto que a Avenida Raymundo Nonato Leite receberá a instalação de uma lombada eletrônica para controlar a velocidade dos veículos que trafegam por ali. Nas principais ruas centrais do município já teve início o trabalho de pintura e reforço da sinalização de solo.

A definição dos locais que receberão os equipamentos que buscam a melhoria da segurança do trânsito e dos pedestres aconteceu com a consultoria dos engenheiros especializados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), levando em consideração os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes do Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). “Estamos melhorando de forma considerável a sinalização nos locais de maior volume de tráfego de veículos e travessia de pedestres. Além disso, ampliamos a educação no trânsito que deve ser continuada durante todo o calendário escolar. Destacamos também a realização da Semana de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação. Destacamos que o objetivo não é aplicar multas, pelo contrário, é conscientizar os motoristas sobre a importância da cidadania e respeito aos direitos e deveres no trânsito", explica porta-voz da diretoria de trânsito.



Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade