segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Prefeitura entrega chaves de residências terapêuticas para pacientes psiquiátricos

Prefeita Maria Vicentina e promotor estadual de justiça
fazem a entrega simbólica das chaves a um dos pacientes
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
Ambiente caseiro torna tratamento mais humanizado; Unidades serão novo lar para pacientes de saúde mental que estão internados há anos e sem vínculos familiares.

Dignidade, respeito, atenção e inclusão. Depois de muitos anos sem o sentimento de saber o que é viver em um lar, 20 pacientes que estavam internados no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências ganharam a oportunidade de morar em uma casa totalmente estruturada para a continuação do tratamento de transtorno mental. Isso porque na última sexta-feira, 16, a prefeita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), entregou as chaves das duas primeiras residências terapêuticas do Município. A entrega ocorre em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que regulamenta a reformulação que vem sendo implantada na rede de atenção psicossocial em todo o país, visando promover a desinstitucionalização e a reinserção social dos pacientes psiquiátricos.

As residências terapêuticas foram instituídas pela portaria 106, de fevereiro de 2000, e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Até o final do ano 2016 e início de 2017, mais duas casas devem estar funcionando, alocando até 40 pessoas. Para a prefeita Maria Vicentina, os pacientes agora têm a chance de viver em um ambiente residencial, recebendo atendimento de qualidade e toda a atenção de que necessitam. “Estamos muito felizes por mais esta conquista. Esses pacientes começam uma nova história, ganhando em humanização e qualidade de vida, sem deixar de lado o tratamento médico. Eles estão felizes, e nós também”, disse.

O promotor estadual de Justiça, Roberto de Campos Andrade, também esteve presente na ocasião e falou sobre direitos humanos. “Depois deste longo processo e de tantas pessoas que estão envolvidas nele, a maior alegria que podemos ter é inaugurar estes lares para oferecer tratamento humano e digno para todos. Este trabalho não é só da Prefeitura ou do Ministério Público. Ele é de cada um de nós. Vamos lutar para que este trabalho continue também nas próximas gestões”, declarou.

No novo lar, os pacientes têm assistência de uma equipe multidisciplinar que incentiva a autonomia e a independência dessas pessoas para que desenvolvam e possam restabelecer habilidades perdidas, devido aos longos anos de internação hospitalar. Os moradores da residência terapêutica vão receber alimentação, transporte, medicamento e o suporte necessário à vivência diária. Eles também serão acompanhados pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), local em que serão atendidos com todos os serviços disponíveis.

Administrados por estados e municípios, em parceria com o Ministério da Saúde para garantir a humanização do atendimento, os serviços terapêuticos são realizados em casas localizadas no espaço urbano. Em Piedade, as duas primeiras residências terapêuticas estão localizadas nos bairros Quintas Vieira de Camargo e Centro.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade