expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Fazenda Santa Regina

Fazenda Santa Regina
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR!
Contato: piedadenoticias@hotmail.com

Rações NASKASA

Rações NASKASA

ALPHA TRANSITO - Recursos de Multas

Ótica Piedade

Ótica Piedade
Curta nossa página no Facebook

Clinica Stima

Clinica Stima

Jet Motors, certeza da melhor compra!

Jet Motors, certeza da melhor compra!
CLIQUE NA IMAGEM PARA CONFERIR!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Prefeitura entrega chaves de residências terapêuticas para pacientes psiquiátricos

Prefeita Maria Vicentina e promotor estadual de justiça
fazem a entrega simbólica das chaves a um dos pacientes
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
Ambiente caseiro torna tratamento mais humanizado; Unidades serão novo lar para pacientes de saúde mental que estão internados há anos e sem vínculos familiares.

Dignidade, respeito, atenção e inclusão. Depois de muitos anos sem o sentimento de saber o que é viver em um lar, 20 pacientes que estavam internados no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências ganharam a oportunidade de morar em uma casa totalmente estruturada para a continuação do tratamento de transtorno mental. Isso porque na última sexta-feira, 16, a prefeita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), entregou as chaves das duas primeiras residências terapêuticas do Município. A entrega ocorre em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que regulamenta a reformulação que vem sendo implantada na rede de atenção psicossocial em todo o país, visando promover a desinstitucionalização e a reinserção social dos pacientes psiquiátricos.

As residências terapêuticas foram instituídas pela portaria 106, de fevereiro de 2000, e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Até o final do ano 2016 e início de 2017, mais duas casas devem estar funcionando, alocando até 40 pessoas. Para a prefeita Maria Vicentina, os pacientes agora têm a chance de viver em um ambiente residencial, recebendo atendimento de qualidade e toda a atenção de que necessitam. “Estamos muito felizes por mais esta conquista. Esses pacientes começam uma nova história, ganhando em humanização e qualidade de vida, sem deixar de lado o tratamento médico. Eles estão felizes, e nós também”, disse.

O promotor estadual de Justiça, Roberto de Campos Andrade, também esteve presente na ocasião e falou sobre direitos humanos. “Depois deste longo processo e de tantas pessoas que estão envolvidas nele, a maior alegria que podemos ter é inaugurar estes lares para oferecer tratamento humano e digno para todos. Este trabalho não é só da Prefeitura ou do Ministério Público. Ele é de cada um de nós. Vamos lutar para que este trabalho continue também nas próximas gestões”, declarou.

No novo lar, os pacientes têm assistência de uma equipe multidisciplinar que incentiva a autonomia e a independência dessas pessoas para que desenvolvam e possam restabelecer habilidades perdidas, devido aos longos anos de internação hospitalar. Os moradores da residência terapêutica vão receber alimentação, transporte, medicamento e o suporte necessário à vivência diária. Eles também serão acompanhados pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), local em que serão atendidos com todos os serviços disponíveis.

Administrados por estados e municípios, em parceria com o Ministério da Saúde para garantir a humanização do atendimento, os serviços terapêuticos são realizados em casas localizadas no espaço urbano. Em Piedade, as duas primeiras residências terapêuticas estão localizadas nos bairros Quintas Vieira de Camargo e Centro.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário