terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Projeto Convulsivo Sinódico comemora sua 20ª edição


Alunos, familiares e professores
interagem durante
a programação da 20ª edição

do projeto
Foto: Cortesia
Organizado pela escola Escola Estadual “Prof. Carlos Augusto de Camargo”, tema deste ano foi “Laços de Família”.

O Projeto Convulsivo Sinódico nasceu em 1993, sob a coordenação da Prof.ª Dr. Maria Lúcia de Amorim Soares e tem como algumas de suas metas: praticar a comunidade pra ser feliz; impulsionar a leitura do mundo contemporâneo – em suas distintas leituras; pelear pela cidadania e democracia competentes – melhorar a competência leito-ra em todas as áreas do conhecimento; aproximar alunos/professores a partir de metodologias diferenciadas e melhorar o sentimento de pertencimento do aluno com a escola.

Teatro e literatura
Foto: Cortesia
Com o tema central “Laços de Família”, cujo objetivo é discutir as relações familiares existentes na contemporaneidade. O viés literário da renomada escritora Clarice Lispector - Laços de Família e de Domingos Pellegrini – Família Composta, permearam reflexões acerca do processo criativo deste ano.

Quem prestigiou o evento esse ano que aconteceu no último dia nove, pode conferir instalações com teatro, salas temáticas, além de apresentações no palco principal da escola. A cerimônia de abertura teve início pela manhã e recebeu autoridades locais, alunos e a comunidade, sob a apresentação da diretora da Escola Mary Aparecida ,da vice-diretora Sônia Ijano e da coordenadora do Ensino Médio, Juliana Abreu. 


Banda da Escola "Carlos Augusto"
abre o evento
Foto: Cortesia
O cerimonial ainda teve a participação de alunos da escola. Para dar inicio ao projeto a banda marcial da escola, que foi várias vezes premiada tocou algumas canções. E na sequência a apresentação de uma peça de teatro organizada pelos alunos, pela professora da Sala de Leitura da escola, Sônia Alzira e pela professora do projeto “Mais Educação”, Sheila.

As instalações deste ano contaram com duas salas de exposições de trabalhos, sendo uma delas com o tema #EuSeiFazer, que tinha expostos os trabalhos, talentos de alunos, membros da comunidade, professores e funcionários da escola, além de contar com a presença de Cristiane Teruya representando o PAT/SEBRAE.
Performances culturais 
Foto: Cortesia

Quem visitou o projeto ainda pode acompanhar duas instalações com peças de teatro. Em uma delas o tema foi Laços e Abraços “EU Lírico” de Chico, que apresentou a transformação do ser humano durante sua vida. A outra peça intitulada “Feliz Aniversário”, inspirada no livro de Clarice, mostrava a busca da Família Carlos Augusto para desatar seus nós e transformá-los em laços. 

As apresentações das salas se intercalavam com as atividades realizadas no palco, que ainda contou com a apresentação de dança organizada pela professora Vanessa Olbera, do coral apresentado pelos alunos que trabalharam com a professora Paloma, também do projeto “Mais Educação”. Para finalizar o dia de apresentações, alunos do Ensino de Jovens e Adultos, EJA, da escola subiram ao palco para cantar.
Trabalhos desenvolvidos pelos alunos
Foto: Cortesia

O Projeto Convulsivo Sinódico da escola já é uma tradição na cidade, pelos seus muitos anos de realização e pelo envolvimento da comunidade escolar neste período. 
Artesanato e telas expostas
Foto: Cortesia

Corpo docente atuante
Foto: Cortesia