terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Música - Piedade recebe o Projeto “Vento em Madeira – Universidades” em fevereiro

Cultivar e difundir a qualidade musical
A Diretoria de Cultura convida a todos para prestigiar a apresentação “Vento em Madeira – Universidades”, que será realizada no dia 14 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório Municipal “Rubens Caetano da Silva”. O projeto acontece em forma de workshow e tem o objetivo investir na formação de público e divulgar a música autoral instrumental. O evento é aberto ao público e receberá crianças do Projeto Guri e de escolas do município.


O encontro musical proporcionado pelo grupo percorre escolas e universidades de música desde 2015. As apresentações, que são divididas em duas partes, garantem aprendizado, sensibilização e apreciação de boa música com profissionais de altíssima qualidade.

Iniciam com a passagem de som e ensaio aberto ao público onde os músicos abordam questões relativas ao processo composicional, elaboração dos arranjos, linguagem e estética de improviso, assim como alguns itens técnicos como posicionamento de palco e otimização da passagem de som, além de aspectos específicos de cada instrumento.

Na segunda parte, o quinteto apresenta músicas de seus dois CDs “Vento em Madeira” e “Brasiliana”, que recebeu duas indicações no Prêmio da Música Brasileira 2014, nas categorias “Revelação” e “Melhor Álbum Instrumental”. Também apresentam as novas composições que estarão no próximo CD que ainda está em fase de gravação.

A apresentação é gratuita. O Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva fica localizado na Rua Francisco Antonio Corrêa, 532, Parque da Torre. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3244-2670.

Sobre o grupo

Originário de uma parceria muito profícua entre os compositores Léa Freire e Teco Cardoso, iniciada na década de 70, o Vento em Madeira é um quinteto integrado por músicos consagrados da cena instrumental brasileira. Formado pelo piano elegante de Tiago Costa, que contribui também como compositor e arranjador; pelo contrabaixo preciso, fundamental e londrino de Fernando Demarco, que retorna ao Brasil após longa temporada na Europa; pela percussão polirrítmica e criativa de Edu Ribeiro, que compõe para o quinteto, e pelas flautas de Léa Freire e os saxofones e flautas de Teco Cardoso.

Em um trabalho autoral, o grupo também revisita e homenageia grandes compositores brasileiros. O Vento em Madeira faz uma música que dialoga e transita entre o popular e o erudito, entre a improvisação e a música estruturada, entre composições camerísticas e das ruas.

Com um olho na tradição e outro no futuro, o grupo promove o encontro de consonâncias e dissonâncias entre elementos sutis e etéreos, como os do vento, com a sólida e enraizada estrutura da matéria, da madeira.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade