quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

GCM surpreende e detém ladrões de cabos elétricos dentro de prédio público inativo

Cabos furtados apreendidos
pela GCM
Foto: GCM
Um rapaz de 18 anos de idade foi preso e um adolescente de 15 anos apreendido ao serem flagrados queimando cabos elétricos dentro do prédio do antigo Torre Hotel, na tarde desta quinta-feira (02/02). Um terceiro indivíduo conseguiu escapar. Nos últimos meses os furtos de cabos, relógios de energia e transformadores tem sido cada vez mais frequentes por todo município.

Às 17h10min desta quinta-feira (02/02), por meio de uma denúncia anônima recebida pela Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 199, chegou a informação de que havia movimentação suspeita dentro do prédio onde funcionava uma clínica de recuperação de dependentes químicos (antigo Torre Hotel), na rua Nossa Senhora Conceição Aparecida, CECAP, pois que do interior do prédio estava saindo fumaça, 

De pronto o Comandante da GCM, Alex Miranda Amaral Armstrong, juntamente com os agentes Nunes e J. Paes seguiram para o local. Ao adentrarem numa das dezenas de salas do prédio eles se depararam com três indivíduos e uma fogueira num dos cantos daquele cômodo. O imóvel - abandonado desde a desativação de uma clínica de tratamento de dependentes químicos que funcionava naquele local - pertence à municipalidade e, portanto, está sob a responsabilidade da prefeitura municipal. Surpreendidos pela chegada dos GCMs, dois suspeitos foram detidos, porém, um terceiro indivíduo que ali estava conseguiu escapar.

Fogo e parede chamuscada
onde os larápios derretiamos cabos
Foto: GCM
De acordo com a GCM, ao serem questionados sobre o que estavam fazendo, os dois rapazes - um de 18 anos e outro de 15 anos de idade, ambos moradores do bairro Cotianos - assumiram que usaram um alicate e uma chave tipo turquesa para arrancar a fiação elétrica da parede e também daquilo que seria uma central do sistema de telefonia do hotel desativado. Os jovens disseram ainda que derretiam o material para extrair o cobre contido nos cabos para depois revendê-lo a um indivíduo que ainda será investigado. O menor de idade teria confessado que já havia furtado cabos no local em outra ocasião. Pelo material jogado em alguns pontos do imóvel outros furtos teriam realmente ocorrido naquele local.

O material retirado - 14,5 quilos de cabos - e os dois suspeitos de autoria do furto foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Piedade, onde o Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior determinou que o rapaz de 18 anos fosse indiciado por furto qualificado - delito inafiançável - e que fosse transferido para uma unidade prisional da região. O menor de idade foi citado em boletim de ocorrência e entregue à responsabilidade de sua mãe sob o compromisso de juntos comparecerem perante à Vara da Infância e da Juventude, no Fórum de Piedade. O material retirado (14,5 quilos de cabos) pelos  indivíduos foi apreendido.
Sinais de os furtos seriam frequentes no prédio desativado
que pertence à prefeitura

Foto: GCM

A Polícia Civil investiga quem seria o comprador do cobre extraído dos cabos . Uma vez comprovada a prática de receptação, tal pessoa responderá pelo crime de receptação, que prevê pena de até quatro anos de reclusão. Nos últimos meses mais de mil metros de cabos e outros materiais elétricos foram furtados de dezenas de propriedades particulares de Piedade.





Foto: GCM