segunda-feira, 20 de março de 2017

Alunos do Taekwondo realizam exame oficial e Mestre Valdir Takahashi é homenageado em curso com certificação Internacional

Participantes do Curso Estadual de Instrutor e Mestre Examinador
O Taekwondo é uma milenar arte marcial de origem coreana, cujo significado é “caminho dos pés e das mãos”. Em 1970, o general Choi Hong Hi enviou para o Brasil o Grão mestre San Ming Cho para desenvolver a arte marcial no Brasil. Nas olimpíadas de Seul, tornou-se esporte olímpico de exibição e, em 2000, foi oficialmente integrado nos jogos olímpicos.

Alunos do Taekwondo em ação
Em Piedade, foi o Mestre Pedro Luiz Lopes que introduziu o Taekwondo em 1996. Vários professores ministraram aula até que Valdir Takahashi, no ano de 2001, conquistou a faixa preta e, em 2009, tornou-se mestre (4º Dan) na modalidade. Em 2015, recebeu o título de Cidadão Piedadense, concedido pela Câmara Municipal, devido às conquistas alcançadas e reconhecimento do desenvolvimento da modalidade. No decorrer dos anos, o Mestre e seus alunos conquistaram inúmeros títulos regionais, estaduais, nacionais e mundial. 

Exame para graduação dos alunos
O intuito do Taekwondo, é formar indivíduos sadios que respeitam tudo e a todos, disciplina e ética, além de melhorar o condicionamento físico, desenvolver coordenação motora, força, flexibilidade, concentração, controle emocional, sociabilização; aliados a técnicas de combate (defesa, chutes e socos), estratégia, raciocínio rápido e eficiente, defesa pessoal e poonse (formas). Ajuda a superar as dificuldades do dia-a-dia e é uma forma de manutenção da saúde e estética corporal; e a reduzir o estresse.

Na competição, é desenvolvido e aplicado todo o conhecimento ao longo dos treinamentos e, a sua importância, é a base da superação, da consciência e conseqüências das atitudes, do individuo, em situações que exijam a aplicação desse conhecimento marcial e desportivo. Dia 10, sexta-feira, realizou-se o exame de graduação para os alunos de Taekwondo, estes que, também, são atletas e representaram a cidade em campeonatos e eventos oficiais.

No aprendizado do Taekwondo o processo de aprendizagem é gradual com respeito e disciplina, iniciando-se sempre do mais fácil para o mais complexo. Para os alunos graduados na faixa branca até vermelha, é avaliado todo conhecimento técnico pertinente a cada graduação, teste de esforço físico, avaliação das qualidades motoras, luta, técnicas de chutes, técnicas de defesa e ataque aliados a força, precisão, velocidade, postura e beleza do padrão de movimento de acordo com o biótipo, técnicas de chutes especiais, técnicas de defesa pessoal e técnicas de quebramento. Segue a lista dos alunos aprovados e suas respectivas graduações:

                        Nome                                                                         Graduação (Faixa)

  • Pablo Cardoso Honda                                                               Amarela
  • José Victor Pontes Castanho                                                   Amarela
  • Giovane Vieira de Jesus Ribeiro                                              Amarela
  • Beatriz Eugênia da Silva                                                           Amarela
  • Rarissa Silva Corrêa                                                                  Amarela
  • Jean Joaquim dos Santos                                                        Amarela
  • Alison Gilmar da Rosa Maciel Furquim                                   Amarela
  • Felipe Eugênio da Silva                                                             Amarela
  • Priscila Cristiane Rocha                                                            Amarela
  • Roger Carlos Corrêa                                                                  Amarela
  • Gabriela Cristina de Barros Cenci                                           Amarela Ponta Verde
  • Suellem Cristina Cesário dos Santos                                      Amarela Ponta Verde


Mestre Valdir Takahashi
recebe a certificação
internacional
Além dos alunos que realizaram o exame, existem mais atletas integrantes da equipe de competição e se prepara constantemente para participar em campeonatos de diversos níveis (regional, estadual, nacional e internacional) ao longo do ano. Sempre se destacando nessas competições trazendo conquistas importantes e defendendo o nome da cidade os mesmos necessitam de mais apoio e patrocínio de entidades privadas para competir, uniformes, renovar e adquirir equipamentos para treinamento. O evento teve a presença de outros alunos que não participaram do exame, familiares e amigos.




Oficialização, participação em cursos e homenagem - O Mestre Valdir Takahashi, oficializou-se, novamente, na Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo – FETESP, participou do Curso Estadual de Técnicos de Taekwondo (12/02/2017) e recebeu o credenciamento para ser técnico dos seus atletas em eventos oficiais. Recentemente, nos dias 11 e 12 de março, participou do Curso Estadual de Instrutor e Mestre Examinador (com certificação internacional – Kukkiwon)..


Certificação internacional do mestre
piedadense
O curso foi ministrado por alguns Grãos Mestres nacionais e, principalmente, pela Professora Universitária Internacional (Sang-Ji University – Coréia do Sul) Grã Mestre Nam Jeong Song (Tri-campeã Mundial de Poonse, Árbitra e Instrutora Internacional, membro da Comissão Educacional da Korean Taekwondo Association-KTA, possui mais de 50 títulos internacionais na modalidade), pela qual destacou e homenageou o Mestre Valdir pelo seu esforço, dedicação e apresentação de suas técnicas na avaliação do curso, dentre mais de 80 faixas pretas participantes. Ambos os cursos foram realizados na cidade de São Paulo – SP.