domingo, 19 de março de 2017

Dispositivo que retém cartões é apreendido em terminal de auto-atendimento de agência bancária de Piedade

Dispositivo é colocado sobre o
equipamento original
Foto: Bom Dia Piedade
Na tarde deste sábado (18), Policiais Militares efetuaram a apreensão de um 'chupa-cabra' que estava instalado em uma dos terminais de auto-atendimento da agência do Banco Santander, da rua Araújo Leite, centro de Piedade. Uma cliente que teve seu cartão retido na máquina foi quem descobriu o equipamento criminoso.

Às 13h10min deste sábado (18), uma mulher acionou a Polícia Militar para denunciar a existência de um dispositivo popularmente chamado  de 'chupa-cabra' num dos caixas automáticos da agência do Banco Santander, de Piedade. O equipamento é utilizado por ladrões para obter informações de clientes bancários (conta e senha) e assim efetuar transações fraudulentas nas contas acessadas. Os dados são enviados por meio de um chip instalado na peça colocada pelos marginais que praticam esta modalidade de estelionato.

A cliente relatou ao Cabo Azevedo e ao Soldado Éder que utilizava um dos caixas eletrônicos e seu cartão ficou retido no compartimento. Ao tentar retirá-lo uma peça de plástico se soltou do equipamento. Ela pronto efetuou o bloqueio do cartão e acionou a Polícia Militar. A cliente disse aos policiais que não havia constatado nenhuma operação ilícita em sua conta. Os policiais apreenderam as peças do 'chupa-cabra', elaboraram o boletim de ocorrência da corporação e comunicaram o ocorrido à Polícia Civil .


Peça se soltou quando a cliente
tentou retirar seu cartão
Foto: Bom Dia Piedade
Uma semana antes um outro caso na mesma agência 

Na ocasião a vítima foi uma contadora de 60 anos de idade, que reside na cidade de São Paulo. Ela relatou em boletim de ocorrência registrado na manhã de segunda-feira (13), na Delegacia de Polícia de Piedade, que por volta das 11h10min do dia 11 de março (sábado), foi à agência Santander da rua Araújo Leite para efetuar um saque. A cliente colocou seu cartão no terminal de auto-atendimento, digitou sua senha, porém, as cédulas ficaram retidas na máquina, bem como o cartão.

Após intermináveis minutos tentando retirar o cartão e o dinheiro, a cliente ligou para o serviço de atendimento ao cliente da instituição financeira e recebeu a informação de que tinham sido efetuados dois saques no total de R$  3 mil de sua conta bancária e uma compra no valor de R$ 2,5 mil com seu cartão. 

A cliente alega que ficou mais de duas horas 'preservando' o terminal onde seu cartão ficou preso. Após este período um homem que se identificou como agente de segurança de uma empresa contratada pela instituição financeira compareceu ao local, porque o sistema de videomonitoramento havia constatado que uma mulher estava 'agitada' na sala de auto-atendimento da agência, porém, não se sabe qual providência teria sido tomada pelo agente ou pela instituição financeira. Não foi possível obter contato com a administração do Banco Santander.


De aspecto simples, o dispositivo
transmite informações de uma conta
para o ladrão virtual

Foto: Bom Dia Piedade